A vida profissional exige cada vez mais de todos nós, o que nos deixa cada vez menos tempo para coisas simples, mas muito importantes. E o parar para pensar, refletir, ponderar, é sem dúvida uma das coisas que fica esquecida, tantas vezes…
Muito se fala em motivação, sobre o que é, o que não é, como se cria ou melhor, como se influencia… fala-se no impacto da motivação no desempenho, na concretização do potencial, no desenvolvimento da carreira e até a propósito da retenção de pessoas nas organizações. Mas… pensamos o suficiente no que nos move, já a que a motivação é isso mesmo, algo que nos move, que nos leva a agir?
As pessoas são todas diferentes, têm capacidades, competências, características e necessidades diferentes. E claro, têm também motivações diferentes! Frequentemente ouvimos a expressão “a motivação está em cada um de nós”. E está mesmo… o que nos motiva, afinal? As necessidades motivacionais podem estar relacionadas com diferentes fatores, como por exemplo:
- Crescer e evoluir profissionalmente;
- Sentir que as competências e o potencial são desafiados;
- Conhecer formas de fazer e pensar diferentes das habituais, aprender mais;
- Sentir proximidade com a equipa com a qual se trabalha, através do envolvimento em atividades/tarefas de grupo, que fomentem a partilha e a relação com o outro;
- Percecionar equilíbrio entre a vida profissional e a pessoal ou familiar;
- Sentir reconhecimento e apreciação pelo trabalho, nomeadamente em situações onde esse esforço é maior;
- Percecionar que se é importante para a equipa e para a Organização;
- Percecionar justiça e equidade;
- Liderar uma equipa;
- Ser autónomo e independente no desempenho da função;
- Participar no processo de tomada de decisão;
- Sentir segurança, através da perceção de estabilidade profissional e/ou financeira;
- Sentir identificação com os valores e princípios da Organização;
- …
Se cada um de nós parar para pensar no que responderia, certamente responderemos de forma diferente, em função daquilo que nos motiva, porque somos todos, de facto, muito diferentes!
E porque devemos fazer esta reflexão?
Porque na motivação como em tantas outras coisas, o autoconhecimento é fundamental e é o “motor” para definirmos metas, objetivos, para definirmos ações que permitam potenciar o que achamos que está bem e tentar melhorar os aspetos onde achamos que existe margem de melhoria…
Assim, no desenvolvimento do nosso trabalho, ou na forma como pensamos a nossa carreira, devemos sempre ter em consideração aqueles que são os fatores que nos motivam, que nos fazem dar mais e melhor de nós e nos fazem sentir realizados e preenchidos. E claro que o preenchimento dos mesmos não depende única e exclusivamente de nós… mas é a nós próprios que devemos, em primeiro lugar, esta tomada de consciência.
E os líderes, o que têm a ver com a motivação?
Todos aqueles que têm a responsabilidade de gerir pessoas devem procurar conhecer cada um dos elementos da sua equipa, o que passa por conhecer as motivações individuais de cada um. Saber qual o “motor” para a ação de cada elemento da equipa, permite uma gestão mais personalizada, respeitando a individualidade de cada um!
Na Neves de Almeida HR Consulting, em muitos dos projetos que desenvolvemos, procuramos precisamente conhecer as motivações das pessoas, porque acreditamos que revelam informação rica e única.
Aceite o desafio de parar para pensar no que o move! E procure, no dia-a-dia e no que depender de si, ir ao encontro dos seus fatores motivacionais!