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Pensamos o suficiente no que nos move?


Ricardo Pedro - 6 de Junho, 2024 - 0 comments

A vida profissional exige cada vez mais de todos nós, o que nos deixa cada vez menos tempo para coisas simples, mas muito importantes. E o parar para pensar, refletir, ponderar, é sem dúvida uma das coisas que fica esquecida, tantas vezes…

Muito se fala em motivação, sobre o que é, o que não é, como se cria ou melhor, como se influencia… fala-se no impacto da motivação no desempenho, na concretização do potencial, no desenvolvimento da carreira e até a propósito da retenção de pessoas nas organizações. Mas… pensamos o suficiente no que nos move, já a que a motivação é isso mesmo, algo que nos move, que nos leva a agir?

As pessoas são todas diferentes, têm capacidades, competências, características e necessidades diferentes. E claro, têm também motivações diferentes! Frequentemente ouvimos a expressão “a motivação está em cada um de nós”. E está mesmo… o que nos motiva, afinal? As necessidades motivacionais podem estar relacionadas com diferentes fatores, como por exemplo:

  • Crescer e evoluir profissionalmente;
  • Sentir que as competências e o potencial são desafiados;
  • Conhecer formas de fazer e pensar diferentes das habituais, aprender mais;
  • Sentir proximidade com a equipa com a qual se trabalha, através do envolvimento em atividades/tarefas de grupo, que fomentem a partilha e a relação com o outro;
  • Percecionar equilíbrio entre a vida profissional e a pessoal ou familiar;
  • Sentir reconhecimento e apreciação pelo trabalho, nomeadamente em situações onde esse esforço é maior;
  • Percecionar que se é importante para a equipa e para a Organização;
  • Percecionar justiça e equidade;
  • Liderar uma equipa;
  • Ser autónomo e independente no desempenho da função;
  • Participar no processo de tomada de decisão;
  • Sentir segurança, através da perceção de estabilidade profissional e/ou financeira;
  • Sentir identificação com os valores e princípios da Organização;

Se cada um de nós parar para pensar no que responderia, certamente responderemos de forma diferente, em função daquilo que nos motiva, porque somos todos, de facto, muito diferentes!

 

E porque devemos fazer esta reflexão?

Porque na motivação como em tantas outras coisas, o autoconhecimento é fundamental e é o “motor” para definirmos metas, objetivos, para definirmos ações que permitam potenciar o que achamos que está bem e tentar melhorar os aspetos onde achamos que existe margem de melhoria…

Assim, no desenvolvimento do nosso trabalho, ou na forma como pensamos a nossa carreira, devemos sempre ter em consideração aqueles que são os fatores que nos motivam, que nos fazem dar mais e melhor de nós e nos fazem sentir realizados e preenchidos. E claro que o preenchimento dos mesmos não depende única e exclusivamente de nós… mas é a nós próprios que devemos, em primeiro lugar, esta tomada de consciência.

 

E os líderes, o que têm a ver com a motivação?

Todos aqueles que têm a responsabilidade de gerir pessoas devem procurar conhecer cada um dos elementos da sua equipa, o que passa por conhecer as motivações individuais de cada um. Saber qual o “motor” para a ação de cada elemento da equipa, permite uma gestão mais personalizada, respeitando a individualidade de cada um!

Na Neves de Almeida HR Consulting, em muitos dos projetos que desenvolvemos, procuramos precisamente conhecer as motivações das pessoas, porque acreditamos que revelam informação rica e única.

Aceite o desafio de parar para pensar no que o move! E procure, no dia-a-dia e no que depender de si, ir ao encontro dos seus fatores motivacionais!

 


 
ESCRITO POR


Márcia Patrício |
Senior Manager @ Neves de Almeida

Licenciada em Direito pela Universidade de Lisboa e exerce atualmente o cargo de Senior Manager da Neves de Almeida HR Consulting.  

Iniciou a sua carreira profissional em 2003, tendo estado envolvida em diferentes desafios em várias áreas da gestão de pessoas – Assessment, Consultoria, Recrutamento e Seleção, Aconselhamento e Gestão de Carreira, Formação. A diversidade de projetos em que tem trabalhado nos últimos 21 anos, possibilitaram-lhe uma visão abrangente do mundo dos recursos humanos, que a fascina e que a move a dar o melhor de si. 

Está, desde 2015, na Neves de Almeida HR Consulting, na área de Talent Assessment, onde gere projetos, coordena as atividades das equipas envolvidas e assegura a qualidade do delivery ao Cliente. Na Neves de Almeida HR Consulting, tem tido oportunidade de desenvolver projetos em diferentes áreas de atuação da empresa (Talent Assessment, Training, Teambuilding, Consulting), em vários setores de atividade, como sejam Banca e Seguros, Ensino, Energia & Utilities, Farmacêutico, Aviação, Grande Consumo, Indústria, Imobiliário.

A Márcia é apaixonada pela vida, pelos seus dois filhos que a fazem mover montanhas, pela família e pelos amigos, adora o mar o pôr-do-sol e liberta a sua energia a fazer desporto, acima de tudo bicicleta, outra das suas paixões. 

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