A 8.ª edição do Índice da Excelência está quase a terminar e já temos alguns resultados gerais preliminares, analisados em conjunto com o nosso parceiro científico ISCTE Executive Education.
Os principais fatores que mais influenciam da intenção de saída são a mudança de tarefas quando realizada com muita frequência, seguindo-se a compensação e benefícios, que poderá não ir ao encontro da expectativa ou mesmo dos valores de referência mercado e por fim as práticas de liderança, em particular no que se refere às chefias mais diretas que são determinantes para esta temática; quanto a fatores sociodemográficos são os colaboradores Técnicos e os que estão na fase da Carreira inicial que apresentam maior risco de saída.
Por outro lado, os fatores que mais influenciam o stress estão relacionados com a incerteza na mudança de tarefas e/ou dificuldade de adaptação às mesmas, assim como a atuação e estilo das lideranças e temáticas relacionadas com a gestão de talento como modelos e processos em vigor (como é o caso da Gestão de Desempenho ou de carreiras) que podem não ir ao encontro das necessidades e expectativas dos colaboradores.
A estabilidade das tarefas é um dos principais fatores incentivadores do envolvimento assim como a existência de modelos de gestão de talento adequados (ex.: Gestão de Desempenho ou de carreiras) e a autonomia dada aos colaboradores para o exercício das suas funções. Os colaboradores que demonstram maior envolvimento são tipicamente aqueles que se encontram no meio de carreira.
Nesta 8.ª edição, dispomos de um relatório com uma matriz que relaciona a intenção de saída com o envolvimento dos colaboradores, onde será possível distribuir os colaboradores nos diferentes quadrantes da seguinte forma:
Dos dados preliminares que dispomos, os colaboradores “Fugitivos” apresentam maior esforço adicional mas também negligência, o que significa que estão disposto as trabalhar, mas já começam a adotar comportamentos de “demissão interna”. Por outro lado, são os “Fugitivos” e os “Desistentes” que apresentam valores mais altos de stress, sendo o stress um dos fatores que mais se associa à Intenção de saída; pode ser porque causa essa intenção, ou porque quando as pessoas possuem a Intenção de saída tornam-se menos resilientes às pressões. Finalmente, os Diretores e Chefias de topo são os grupos mais envolvidos, seguindo-se o dos Administrativos e Operacionais.
Saiba mais sobre o Índice da Excelência.