Sabe qual é a diferença entre um Headhunter e um profissional de Executive Search?

Headhunter

O Headhunter, também chamado de Caça Cabeças, é o intermediário entre o cliente, empresa que quer contratar, e o candidato. Este atua na busca e pesquisa de profissionais/executivos com perfis interessantes para um determinado contexto organizacional.
Um processo de Executive Search é um processo de consultoria estratégica para a alta-direção, sendo um processo integrado de consultoria em Pesquisa e Seleção de Quadros Executivos.
De salientar que não se deve confundir o termo Headhunter e Executive Search. Embora atuem na mesma área, isto é, no recrutamento de executivos, o contexto e o modo são diversos.
O Executive Search não se limita a caçar talento, no quadro de uma ou outra boa referência, como o Head Hunting, é e desligada da sistematização metodológica que preside ao Executive Search, nomeadamente em termos da análise exaustiva do mercado e das variáveis culturais para a correta adequação da pessoa a contratar.
Um profissional de Executive Search é alguém que tem de entender e conhecer bem a empresa para a qual está a recrutar e a presente necessidade, avaliando de forma detalhada a função em aberto, o perfil da equipa/chefia do profissional a recrutar e o perfil da empresa para fazer bem a sua escolha.
As suas responsabilidades são:
 Identificar o target;
 Identificar os perfis na função a recrutar;
 Analisar o perfil dos profissionais;
 Entrevistar os candidatos, de forma a obter o seu descritivo de função e ver se faz o match com o que o cliente procura;
 Selecionar os melhores profissionais do mercado;
 Apresentação dos perfis à empresa cliente.
Em suma, o Headhunter é mais um referenciador e um facilitador, ou seja, está entre organizações e executivos. Por sua vez, o profissional de Executive Search é um profissional de consultoria, que desenvolve uma missão mais complexa de procura e de ajuste de executivos.
Em qualquer um dos casos, é fundamental que seja um profissional ou empresa de confiança e que saiba onde encontrar a pessoa certa para o cargo certo.

(fonte)