Inteligência Emocional nas organizações

#WebinarWeekDiana Dias, Vice Reitora para a Investigação e Desenvolvimento Académico da Universidade Europeia I Laureate International Universities e Coordenadora Científica do I2ET (Índice de Inteligência Emocional no Trabalho), apresentou-nos esta quarta-feira um webinar sobre a Inteligência Emocional em contexto laboral.
No seu webinar, Diana Dias explorou o impacto da Inteligência Emocional na promoção da motivação, envolvimento, energia e compromisso laborais, bem como na prevenção do absentismo, presentismo e stress laboral.
A Inteligência Emocional acarreta, em contexto laboral, várias mais-valias às organizações, tal como a promoção da dinâmica social e da capacidade negocial, estando relacionada com um melhor desempenho no trabalho e traduzindo-se, também, em diferenças salariais favoráveis a quem desenvolve a sua IE.
Compreende-se, então, que a IE seja, cada vez mais, foco de atenção e intervenção nas organizações. É inegável o seu significativo impacto na adaptação ao contexto laboral, atuando como catalisador positivo de fatores psicológicos (motivação, autoestima e competências sociais e interpessoais), proximais (aceitação entre pares) e mesmo instrumentais (desempenho cognitivo e psicomotor).
É necessário que se recorram a ferramentas que permitam um diagnóstico rigoroso para, então, intervir e conseguir gerir equipas emocionalmente competentes. No que diz respeito aos líderes, a Inteligência Emocional torna-se também uma ferramenta fundamental para gerir pessoas. Desenvolver equipas de trabalho com maiores e melhores competências emocionais pode ser sinónimo de menores riscos psicossociais e maior bem-estar laboral, com repercussões claras e tangíveis em termos de eficiência organizacional.
Poderá ainda assistir ao último webinar da terceira edição da #WebinarWeek, agendado para o dia 8 de abril:
Programa de Security Awareness: tornar os colaboradores numa linha de defesa contra as novas ameaças de cibersegurança
Apresentado por Dinis Fernandes, Partner da CyberSafe | Advanced CyberSecurity, o tema deste webinar será Security Awareness, uma ferramenta incontornável nos dias de hoje para proteger as organizações contra ameaças à segurança da informação, seja código malicioso, funcionários negligentes ou terceiros mal intencionados.
Data: 8 de abril às 14h00 | Para mais informação sobre este webinar, clique aqui.
Caso tenha alguma dúvida, envie as suas perguntas para webinars@nevesdealmeida.pt.
_______________________________________________________________
A #WebinarWeek é fruto de uma parceria entre a Neves de Almeida HR Consulting e o Expresso Emprego.