2019: o ano da transformação digital


Um relatório recente da DXC Technology, que tem como base um survey a mais de 600 executivos de todo o mundo sobre as suas estratégias de transformação digital e a vontade de o implementar – articulação entre os colaboradores e a tecnologia – revela que as novas tecnologias digitais contribuem para uma maior economia de custos e maior rentabilidade.
O relatório, que tem como título 2019: The Year of Digital Decisions, revela que quatro em cada dez negócios vão aumentar o seu investimento nestas áreas em pelo menos 11% e que 83% dos decisores planeia um maior investimento a nível digital este ano. Ao mesmo tempo, 68% dos inquiridos no survey revelou que rentabilidade da empresa melhorou nos últimos três anos graças à estratégia digital e 74% tem a expetativa que esta suba nos próximos três anos.
Sobre o estado da arte das empresas no que diz respeito à transformação digital, o relatório revela que “apenas” três das funções chave das organizações são possibilitadas de forma digital. Os principais obstáculos a uma maior implementação digital são orçamentos apertados e preocupações de segurança.
Um responsável da DXC Technology revela que a esmagadora maioria das empresas reconhece que a inovação digital é agora uma condição necessária para que possam ser competitivas e ter sucesso. Os resultados do survey apontam para que esta seja a alteração mais profunda no mundo empresarial nas últimas décadas e aqueles que responderam ao estudo estão empenhados em garantir que esta seja uma realidade nas suas organizações.
Para além de ser uma forma de poupar dinheiro, a capacitação digital é também percecionada como uma forma de encontrar novas fontes e receita. Mais de dois terços dos inquiridos revela ter tido mais lucro graças à digitalização e quase três quartos tem a expetativa de, com a transformação digital, aumentar os seus ganhos nos próximos três anos.
“Acreditamos que podemos tornar a experiência dos clientes mais fácil e mais simples, ao mesmo tempo que a tecnologia digital nos guia para melhores resultados, e continuará a guiar para aumentar a nossa quota de mercado”, afirmou um dos entrevistados no relatório. “A transformação digital também nos ajuda a estender os nossos serviços ao mesmo tempo que diminui os custos para os nossos clientes”, resume.
Apesar da tecnologia ainda ter um longo caminho a percorrer, a transformação digital é uma realidade já bem lançada. Para as empresas é vital preparar uma estratégia de colaboração entre os colaboradores e a tecnologia e os líderes empresariais devem os seus colaboradores com o conjunto de skills adequado e know-how para que consigam colher os benefícios da transformação nos anos vindouros.
Este será o ano durante o qual as empresas que investiram na digitalização estão a colher os benefícios deste investimento e procurarão investir ainda mais. O investimento na transformação digital – a maior, mais rápida e mais sofisticada reinvenção económica em muitas décadas – obriga a ter um plano para formar os trabalhadores a colaborarem com a tecnologia. Este é fundamental para o sucesso da integração. A importância da preparação e de ter uma estratégia para que haja colaboração entre os Recursos Humanos e a tecnologia não deve ser subestimada na atual transformação digital.