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A relevância da comunicação no âmbito da gestão das pessoas


Ricardo Pedro - 20 de Setembro, 2021 - 0 comments

Em artigo de opinião publicado no Dinheiro Vivo, Maria Bandeira da Palma, Manager da área de Consulting da Neves de Almeida HR Consulting, fala da importância da comunicação interna nas empresas no âmbito da gestão das pessoas.

Nunca antes, como agora, a comunicação interna assume tamanha relevância nas organizações, ao garantir uma correta, adequada e atempada transmissão de informação relevante aos colaboradores que, devido ao contexto atual, se encontram mais dispersos e longe fisicamente. Sendo, tipicamente, uma responsabilidade das áreas de comunicação corporativa, ao assegurar a transmissão de informações cruciais para os colaboradores e organização, a sua relação com os Recursos Humanos é indissociável.

Na realidade é tão relevante ter os processos, modelos e sistemas adequados às necessidades da organização e das suas pessoas, como saber comunicá-los, de forma clara a inequívoca, focando nas mensagens chave essenciais aos colaboradores, por forma a mantê-los informados e alinhados com os objetivos e linhas estratégicas da organização. Por outro lado, a evolução tecnológica, assim como a mudança das exigências e expectativas dos colaboradores, trazem novos desafios, mas também oportunidades neste âmbito. Estudos comprovam a ligação direta entre a comunicação interna eficaz e a produtividade dos colaboradores, fomentando o sentimento de pertença e conexão das pessoas com a organização, a retenção de talentos e o aumento do engagement. Assim sendo, é um tema que não deverá ser menosprezado pelas lideranças, quer em relação aos conteúdos, como aos canais e frequência com que tal comunicação é feita.

Partilhamos alguns exemplos sucintos de como tornar a comunicação interna mais eficaz e eficiente, nomeadamente, em temas relacionados com a gestão das pessoas, tais como:

Recrutamento: Divulgar processos de recrutamento internamente pode ser a chave do sucesso para encontrar os candidatos ideais. Dar visibilidade interna a estes processos pode motivar os colaboradores a encontrar outros desafios na organização ou até a recomendarem-na a conhecidos que detenham o perfil certo;

Carreiras: Construir um plano de comunicação robusto para dar a conhecer as regras de evolução e percursos alternativos de carreira (verticais, horizontais ou diagonais) aumenta a perceção de transparência e sentido de justiça, alinhando as expectativas dos colaboradores com as oportunidades na organização;

Avaliação de desempenho: Aproveitar os momentos de avaliação de desempenho para promover o feedback e a comunicação multidirecional (ex.: peer to peer e down-up) estimulando a participação dos colaboradores e fazendo com que se sintam ouvidos. De notar que estes momentos têm tendência serem cada vez mais contínuos e menos pontuais ao longo do ciclo;

Incentivos: Utilizar modelos flexíveis e adaptados às necessidades dos colaboradores podem não surtir o efeito desejado se não forem bem comunicados. Faça uso das tecnologias para direcionar e adaptar a comunicação interna aos diferentes públicos;

Formação e desenvolvimento: Promover o desenvolvimento dos colaboradores é crucial para o crescimento do negócio. Garanta a personalização e segmentação da comunicação de acordo com as necessidades e expectativas de desenvolvimento de cada colaborador;

Assim, o investimento numa comunicação interna transparente, eficaz e eficiente, promove o sucesso da implementação de práticas de recursos humanos e respetiva adesão e valorização por parte dos colaboradores. Revela-se um veículo crucial para transmitir o ADN da empresa e garantir alinhamento com a sua cultura.

Em suma, não descure a comunicação interna! Alinhe as comunicações de Recursos Humanos com a estratégia global, planeie e, se necessário, estipule um orçamento. Pode ainda medir o sucesso destas práticas através da aplicação de estudos de clima, como é o caso do Índice da Excelência da Neves de Almeida HR Consulting, onde é possível diagnosticar o grau de eficácia da comunicação interna percebido pelos colaboradores.

Leia o artigo na sua publicação original aqui.

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