Global Seguros

A Global Seguros é uma companhia Angolana de Seguros, criada há cerca de nove anos.

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Desenvolvemos um Sistema de Avaliação de Desempenho simples, claro e transparente, adequado à realidade da organização, das funções e dos objetivos estratégicos da Global Seguros. Posteriormente formámos os Colaboradores da Global Seguros, sensibilizando-os para esta temática.

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Fizemos entrevistas às chefias e segundas linhas, elaborando seguidamente um Manual de Funções e um Modelo de Competências, enquanto ponto de partida para a criação do Sistema de Avaliação de Desempenho.

“Acreditamos que projectos que envolvam gestão de Pessoas, devem ser simples e práticos, de modo a promover a adesão e envolvimento de todos, para que de seguida se caminhe em conjunto para a realização do sucesso dos mesmos, incluindo a sua complexidade, se necessário. Uma vez que não tínhamos a cultura da avaliação de desempenho, mas do que pretendermos ferramentas sofisticadas para a GLOBAL, era necessário perceber o grau de maturidade que existia na empresa, e delinear uma estratégia que envolvesse todos os Colaboradores. Na Neves de Almeida encontramos a parceria que procurávamos, porque tínhamos a mesma linha de pensamento: partir de uma base simples para uma base bem trabalhada, sempre tendo em atenção a participação de todos (topo a base e vice-versa).”

Fernanda Marantes - CEO - Havas Media Group

Domingas Filipe Rangel
Diretora de Recursos Humanos - Global Seguros

Solução:

Começámos a trabalhar com a Global Seguros em 2014, dando início a uma parceria que envolve cerca de 120 pessoas. O desafio colocado envolvia a gestão de desempenho, uma vez que existia uma ferramenta limitada e antiquada. Como tal, era pouco rigorosa e levava a interpretações pouco claras, o que se repercutia numa participação pouco ativa e esclarecida dentro da Organização.

Com base neste desafio, apresentámos um plano de gestão de desempenho que representasse um sistema justo e equitativo, alinhado com os valores e estratégia da Global Seguros. Foi assim que voámos para Angola, de modo a conhecer a empresa, os colaboradores e desenharmos todo o projeto, em conjunto com a Diretora de Recursos Humanos da Global Seguros, bem como com alguns elementos da administração.

Para esse efeito, realizámos entrevistas desde a Administração, colaboradores e segundas linhas, para conhecer a linguagem e negócio, e para desenharmos o modelo para cada uma das áreas de negócio. Primeiramente, elaborámos um Manual de Funções, que contempla o descritivo de cada uma das funções existentes na Global Seguros, definindo para cada uma delas os objetivos, tarefas, responsabilidades, reporte hierárquico, competências/conhecimentos/capacidades e requisitos para o desempenho da função.

O segundo passo foi criar um Modelo de Competências, refletindo os valores e estratégias da organização, assumindo um papel preponderante em todas as políticas de gestão Recursos Humanos, uma vez que as competências e indicadores comportamentais definem o que cada colaborador precisa de fazer para ser bem-sucedido e contribuir para a missão, visão e valores da Global Seguros.

Do geral para o particular, iniciámos pelas competências core, comuns a todos os colaboradores da empresa independentemente da sua função, tal como a comunicação, trabalho em equipa e orientação para o cliente, culminando nas competências específicas, para cada um dos grupos funcionais.

Uma vez desenhado o Modelo de Competências, formámos as chefias para lhes dar a conhecer o modelo, uma vez que são elas que as implementam junto das suas equipas. Também se permitiu assegurar que cada colaborador conhecesse o que era esperado da sua função e compreendesse qual a melhor forma de o alcançar, bem como garantir que os colaboradores têm oportunidade de concretizar o seu potencial dentro da Organização.

Para as chefias, a Avaliação de Desempenho permitiu, de entre outros benefícios, propor planos de desenvolvimento para melhorar o desempenho dos seus colaboradores, bem como realizar um diagnóstico permanente da sua área funcional. Já para os colaboradores, este sistema permitiu delinear um plano de desenvolvimento pessoal e de performance, permitindo ao colaborador compreender o seu papel na empresa e na função, fazer uma autoavaliação e autocrítica do seu desempenho, bem como conhecer as expectativas da chefia relativamente ao seu desempenho.

Ao longo do processo, são feitas avaliações para definir e ajustar objetivos, bem como avaliações e autoavaliações. Como é um projecto contínuo, é feito um follow-up com reuniões para (re)definições de objetivos/metas estabelecidas, bem como momentos de avaliação e auto-avaliação ao longo do ano.

Graças a este Sistema de Avaliação de Desempenho, a Global Seguros tem vindo a experienciar uma partilha do sistema de valores da empresa e um reforço de adesão às orientações estratégicas definidas, bem como as condições necessárias para avaliar o seu capital humano a curto, médio e longo prazo e identificar os contributos de cada um dos seus colaboradores. Por outro lado, dinamizou a Política de Recursos Humanos, oferecendo aos seus colaboradores oportunidades de crescimento profissional e pessoal, estimulando e melhorando a produtividade e o clima de trabalho.