Águas de Portugal

O Grupo AdP desenvolve o seu negócio no setor do ambiente em Portugal, com atividade nos domínios do abastecimento de água e do saneamento de águas residuais.

(Visited 2.137 times, 1 visits today)

De modo a atingir o objetivo, e após compreender a fundo os objetivos do Grupo AdP, criámos um conjunto de ferramentas para avaliar as chefias de primeira linha e acrescentar maior objetividade ao processo de avaliação. Todas as chefias foram avaliadas por um conjunto de consultores, de forma a contribuir fortemente para as decisões que o Grupo precisaria de tomar relativamente ao seu futuro.

Success Story - Havas Media Success Story - Havas Media Success Story - Havas Media

Desenvolvendo uma relação estreita não só com a direção de Recursos Humanos do Grupo AdP, mas também com a administração, o projeto teve uma duração de três meses, tendo sido criada uma verdadeira relação de parceria.

"A Neves de Almeida | HR Consulting entendeu perfeitamente as nossas necessidades e apresentou um projeto com uma metodologia sólida e adaptada à nossa realidade e aos objetivos concretos a atingir com o programa. Os consultores alocados ao projeto estiveram ao nível do desafio e criaram um ambiente pautado pela transparência e profissionalismo que facilitou muito a adesão e a participação dos colaboradores da empresa. O programa decorreu normalmente e o feedback dos participantes foi muito positivo quer no que respeita à metodologia utilizada, quer relativamente aos consultores da Neves de Almeida. Entre a direção de recursos humanos e a Neves de Almeida | HR Consulting estabeleceu-se uma verdadeira relação de parceria que muito contribuiu para o sucesso do programa. A informação final foi disponibilizada num formato objetivo e bastante flexível, permitindo um conjunto alargado de análises e cruzamentos de variáveis, essencial para a tomada de decisão."

Fernanda Marantes - CEO - Havas Media Group

Paulo Jorge Pinto da Silva
Diretor de Recursos Humanos - Águas de Portugal

Solução:

Como em qualquer metodologia de avaliação, e uma vez que estamos a falar de pessoas, era importante possuirmos os instrumentos adequados ao objetivo e às necessidades da organização. Sabíamos, então, que tínhamos um grande desafio pela frente quando avançámos com uma proposta à consulta que o Grupo Águas de Portugal lançou no final de 2014.

O Grupo pretendia que fosse feita uma avaliação às chefias de primeira linha no âmbito de um processo de restruturação e, com base nessa informação, apresentámos a nossa proposta.

Após termos sido selecionados, e uma vez iniciadas as reuniões com a direção de recursos humanos e a administração do Grupo, desenvolvemos uma proximidade com a AdP que nos permitiu compreender melhor os seus objetivos e, como tal, assumir que precisávamos de alterar o método de intervenção para ir ao encontro daquilo que se pretendia.

Sabendo onde o Grupo pretendia chegar no futuro, foi preciso perceber quais as pessoas com o potencial mais promissor para ajudar a empresa a atingir os seus objetivos e a sua visão, tendo sido essa a base para redesenharmos o processo.

Considerando a subjetividade e a sensibilidade que qualquer processo de Assessment possui, criámos para o Grupo uma metodologia mais adequada de acordo com as novas informações. Assim, procurámos quantificar ao máximo as nossas observações de modo a permitir uma comparação mais fidedigna, por oposição às unidades de medida qualitativas.

Deste modo, e durante os três meses durante os quais desenvolvemos este projeto, avaliámos mais de 100 colaboradores do Grupo de forma transparente e transversal, recorrendo a um conjunto de ferramentas específicas para o efeito, inclusive um case study de gestão, criado especificamente para o Grupo Águas de Portugal.

Ao longo de todo o processo, fizemos um total acompanhamento e deixámos sempre todos os interlocutores a par de todos os passos através de reuniões e relatórios constantes. No final, os resultados a que chegámos foram amplamente aceites, tendo o nosso Assessment sido um auxílio à tomada de decisão que o Grupo precisou de tomar.