No mundo volátil em que nos encontramos, onde os desafios são constantes, é inegável a necessidade de apostar de forma contínua no desenvolvimento das equipas. Só assim conseguiremos maximizar o potencial de cada um, colocando-o ao serviço das insígnias que representam.
Perante esta necessidade, torna-se premente apostar em formatos inovadores e disruptivos, capazes de criar engagement com a aprendizagem e vontade de aplicar os conceitos e práticas abordadas no contexto laboral.
Assim, convidamo-lo a dedicar 5 minutos do seu tempo para conhecer as 5 tendências atuais para as organizações que investem na formação. Venha descobrir as ferramentas must have que devem integrar qualquer plano de formação.
Desde logo, o microlearning, uma tendência de mercado que vem ganhando cada vez mais espaço na área de Recursos Humanos. Consiste num formato de aprendizagem online de curta duração com o objetivo de transmitir uma pequena dose de conhecimento, facilitando assim a retenção de informação e a acomodação destes tempos de aprendizagem nas agendas diárias dos participantes.
De igual forma, fruto da grande proximidade que existe atualmente com o ecrã do telemóvel, a mobile Learning (m-Learning) tem sido uma realidade crescente. Nesta modalidade de e-Learning, a aprendizagem ocorre através de dispositivos eletrónicos móveis, de fácil manuseamento, gerando assim um maior interesse por parte do formando, flexibilidade de horário e, consequentemente, uma melhor aprendizagem.
A realidade virtual afigura-se também como uma outra tendência formativa, já presente nos nossos dias há algum tempo e que não para de se desenvolver e de ganhar espaço. A grande vantagem deste formato é a possibilidade de simular diversas situações do quotidiano da empresa, permitindo assim aos participantes antecipar as melhores formas de agir perante um cenário hipotético que retrata fielmente a sua realidade. Além disso, esta é uma forma muito interessante, dinâmica e motivadora de aprender.
E a gamificação? Nos dias que correm o sucesso deste formato é inquestionável. Mais do que simplesmente divertir ou distrair, os jogos são uma forma lúdica e recreativa de aprimorar o ensino, enquanto possibilitam a aplicação da teoria na prática.
As possibilidades da gamificação são inúmeras, e podem ser aplicadas de acordo com as características de determinada empresa, dos colaboradores e do objetivo da formação. Entre as mais comuns, estão as competições, os rankings, os desafios, etc.
Terminamos com uma outra tendência, não menos importante: a Blended Learning, também conhecida como b-learning, que oferece aos participantes uma formação à distância, aliada a algum tipo de interação. Com esta abordagem, é possível oferecer, por exemplo, formação remota, mas também garantir a interação e dinâmicas (ex: discussões, apresentações em grupo, entre outros), impulsionando assim a motivação daqueles profissionais que não absorvem bem o conteúdo quando estão totalmente sozinhos e, também, fomentar a participação de todos os envolvidos.