2022 foi um ano desafiante a vários níveis. Desde a guerra na Ucrânia, aos resquícios da pandemia, ao aumento da inflação e da instabilidade política, fenómenos climáticos, ou até o controverso Mundial do Catar, o último ano fica marcado pelas inúmeras adversidades que foram ocorrendo.
Atualmente, nenhuma organização fica indiferente a todos estes acontecimentos, e muitas foram, de facto, afetadas pelos diversos eventos supramencionados. As organizações são constituídas por pessoas e cada vez mais a sua gestão tem em consideração vários fatores que têm potencial para as afetar profundamente, independentemente da sua dimensão ou dos setores em que operam.
Assim, tendo como objetivo estudar e entender a forma como será feita a Gestão de Pessoas ao longo de 2023 a Neves de Almeida HR Consulting conduziu cerca de 200 entrevistas a CEO’s e Diretores de Recursos Humanos (DHR) de diferentes empresas a nível nacional representativas de vários setores de atividade.
O objetivo foi perceber essencialmente quais os temas/áreas de atuação em que irá existir um reforço da aposta em 2023 comparativamente com 2022.
Mais do que perceber se o investimento (de tempo e/ou dinheiro) nas diferentes áreas será alto ou baixo, quisemos perceber se representa ou não um incremento de aposta face ao que tem sido a prática atual.
Neste sentido, o presente estudo irá apresentar as conclusões obtidas através da sua análise, segmentado pelos seguintes tópicos:
- Perspetivas de Crescimento
- Perspetivas de Atualização Salarial
- Áreas de Gestão Prioritárias para Recrutamento
- Aposta no Recrutamento
- Principais Níveis de Carreira a Recrutar em 2023
- Ranking de Apostas das Empresas para 2023
- Principais Desafios da Gestão de Recursos Humanos
Para conhecer em detalhe todos os resultados, faça download do estudo “O que vai mudar na gestão de pessoas”: