Trabalho de Equipa “Versão 4.0” – O lado B

A revolução tecnológica criou um efeito cascata que está a transformar a forma como trabalhamos e nos relacionamos em equipa. As equipas são, hoje em dia, mais diversas, dispersas, digitais e dinâmicas. Estas características tornam a colaboração entre os indivíduos particularmente complexa e exigente.

 Se por um lado a era digital promove novas e intangíveis fontes de valor através de maior rapidez, ganhos de eficiência e eficácia nas respostas a múltiplos desafios e tarefas, por outro lado a distância e a diversidade, assim como a comunicação digital e a virtualização do trabalho tornam as equipas de hoje em dia especialmente propensas aos problemas do “pensamento auto-centrado”, da tomada de decisão com base em informação muitas vezes incompleta e de perceção incorreta do contexto global.

 No passado, as equipas eram compostas em geral por um conjunto estável de elementos bastante homogéneos que trabalhavam face a face e tendiam a ter uma atitude similar e consequentemente mais partilhada. Mas esse já não é o caso, e as equipas percebem-se a si próprias, não como um grupo coeso, mas como vários subgrupos mais pequenos e na maioria das vezes, sem a visão do todo.

Para todos aqueles que têm a responsabilidade de gerir equipas na “Indústria 4.0” é fundamental que criem as condições para que estas equipas prosperem e sejam bem-sucedidas no contexto atual. Neste enquadramento, é fundamental:

  • Definir regras de atuação claras e de partilha de informação, medida especialmente importante quando os membros da equipa operam através de culturas nacionais, regionais ou organizacionais diferentes.
  • Implementar processos de trabalho e disponibilizar ferramentas que promovam uma identidade única e uma atitude partilhada para que se minimizem as barreiras à cooperação e à troca de informações.
  • Beneficiar todos os elementos da equipa com as várias experiencias individuais de cada um.
  • Fomentar atividades experienciais de equipa que ajudem as pessoas a desenvolver uma imagem mais completa dos colegas, do seu trabalho e do seu ambiente.

Estas condições, representam meios eficazes para alinhar pessoas e negócios permitindo que a dimensão humana se mantenha sempre como a base do sucesso sustentável independentemente da “versão” de cada revolução.

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