Liderar com Autenticidade

O exercício da liderança, no momento atual, exige uma mudança de pensamento e de formas de atuação. No entanto e ainda que o contexto atual seja caraterizado por um grande dinamismo, pela rapidez e pela volatilidade, um dos pilares mais importantes para que o exercício da liderança, seja bem-sucedido continua a ser a Autenticidade.

Aprendemos desde cedo a tentar mostrar o melhor de nós, especialmente quando assumimos cargos de chefia. Mas o paradigma hoje é bem diferente, as pessoas querem líderes humanos, com valores, com virtudes e defeitos – autênticos.

Mas como garantir que é Autêntico na sua Liderança? A Neves de Almeida | HR Consulting dá-lhe 3 dicas essenciais para dar os primeiros passos:

  1. Invista mais em Conhecer-se Melhor

Este é o primeiro passo – sem se conhecer bem a si próprio nunca conseguirá ser um líder autêntico. Reservar tempo para refletir sobre o que o faz feliz, os seus objetivos, as suas ações, o que correu bem e o que correu mal durante o dia é uma das formas mais fáceis de fazer este exercício.

  1. Dê o Exemplo

Ser autêntico também é dar o exemplo. Fazer o que apregoa e o que diz perante os outros é um passo importante para garantir a confiança da sua equipa. Se tomar atitudes contrárias ao que espera das pessoas que gere, dificilmente elas se aproximarão de si.

  1. Assuma os Erros

Lidar com o erro não é fácil, mas errar faz parte da nossa natureza humana. Todos erramos, mas o segredo de uma liderança autêntica também está na capacidade de assumir e aprender com os nossos erros. Levar cada um deles como uma aprendizagem e mostrar isso mesmo às pessoas que o rodeiam é essencial, para que também elas não tenham medo de arriscar.

Independentemente do momento e da evolução das abordagens da Liderança, a Autenticidade será sempre a carateristica mais distintiva na gestão de pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *