Neves de Almeida lança plataforma de formação sobre RGPD

A Neves de Almeida | HR Consulting lança hoje num evento em Lisboa, e amanhã no Porto, a “Missão RGPD”. Face aos desafios de gestão da mudança organizacional criados pelo quadro regulatório do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD), a solução pretende capacitar as organizações e os seus colaboradores para a aplicação prática e eficiente do novo regime jurídico de proteção de dados e segurança da informação, através do recurso às técnicas pedagógicas de Gamification.

A solução foi desenvolvida pela área de Training da consultora, em parceria com a startup portuguesa GFoundry, responsável pela gestão tecnológica associada ao jogo, e com um especialista em matéria de Proteção de Dados, Manuel Melo, que coordenará o projeto a nível científico.

| O desafio

O novo quadro regulatório estabelecido pelo RGPD vem, a partir de maio, trazer grandes desafios à gestão da mudança organizacional no âmbito da proteção de dados pessoais, uma vez que altera o paradigma regulatório atual para um modelo de autorregulação com novos princípios jurídicos, direitos dos titulares dos dados e procedimentos técnicos e organizatórios. Paralelamente, o RGPD vem ainda estabelecer um novo quadro sancionatório, um novo modelo de fiscalização e um conjunto de alterações significativas nos direitos processuais dos titulares dos dados.

O RGPD implica uma análise às práticas internas da organização em matéria de Proteção de Dados, e consequentemente, a alteração de procedimentos de todos os colaboradores que façam recolha, tratamento e/ou partilha de dados pessoais, seja de clientes, parceiros ou colaboradores (internos ou externos), de modo a garantir a conformidade normativa e a demonstração da responsabilidade. Perante este contexto, constatamos a consciência da importância e da necessidade de implementar mudanças, nomeadamente através do aumento da procura de formação em RGPD e da alteração de práticas. A nova oferta da Neves de Almeida | HR Consulting neste contexto é inovadora, apresentando-se num método pedagógico atual e eficaz, em formato de Gamification e com um enredo motivante e sustentando-se nos conhecimentos e experiência da consultora relativamente ao ponto de vista comportamental e de desenvolvimento de competências em contexto organizacional.

O RGPD vai exigir o desenvolvimento de competências organizacionais assentes em dois pilares: técnicas e comportamentais. As competências técnicas referem-se ao conjunto de conhecimentos e informações que cada colaborador terá de dominar para assim realizar alterações de procedimentos ou até a implementação de novas práticas. Este processo exigirá, adicionalmente, um conjunto de competências comportamentais, como a capacidade de gestão de mudança, adaptabilidade, proatividade e iniciativa, comunicação e resiliência.

O RGPD encontra-se em vigor desde 24 de maio de 2016 e será aplicável na ordem jurídica da União Europeia a partir de 25 de maio de 2018. A partir desta data, as organizações poderão ser alvo de fiscalização para demonstração da conformidade normativa, incorrendo em sanções em caso de incumprimentos ou desconformidade.

| A solução

A “Missão RGPD” pode ser objeto de customização do conteúdo pedagógico à realidade específica da organização, com construção de cenários, casos práticos e histórias ou notícias por setor de atividade e unidade orgânica: administrativa/financeira, recursos humanos, tecnologia da informação, marketing, ou outra área considerada relevante. Torna-se ainda possível adaptar o cronograma da solução: estando planeado o lançamento de 1 quiz por semana, totalizando 10 semanas, este tempo pode ser reduzido ou aumentado conforme a exigência ou necessidade do cliente.

O formato Gamification é um método motivador, disponibilizando feedback e recompensas imediatas; é flexível, podendo ser realizado em qualquer local e horário, sem retirar os colaboradores das suas tarefas; tem uma utilização fácil e intuitiva; permite a repetição, e consequente consolidação de aprendizagem; permite obter o resultado das avaliações individuais; fomenta a participação e competição de forma saudável, apelativa e dinâmica.

| Os parceiros

A Missão RGPD é desenvolvida em parceria com a GFoundry, uma startup portuguesa que promove uma aplicação digital para a gestão de capital humano, usando a metodologia Gamification. Tem a responsabilidade da gestão tecnológica associada ao jogo, com o objetivo de fomentar a participação ativa e o envolvimento dos colaboradores com a Organização e os processos de Formação. A GFoundry foi uma das vencedoras do prémio Startup Tour Europe em 2016, onde concorreram mais de 400 empresas.

Manuel Melo é Mestre em Ciências Jurídico-Empresariais e Doutorando em Direito e Segurança na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, trabalhando atualmente como Compliance & Data Protection Officer ou como Auditor de Segurança Interna em diversas organizações. É também Diretor do CFPD-Centro de Formação em Proteção de Dados e da Direct/EPDSI, uma unidade de operações especializada em serviços profissionais de Encarregados da Proteção de Dados e da Segurança da Informação.

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