A mudança dos tempos e das gerações reflete-se no ambiente organizacional, uma vez que sempre que falamos de gerações diferentes, encontramos objetivos profissionais e pessoais consequentemente distintos.
De acordo com um estudo recente, promovido por investigadores da Anglia Ruskin University, do Reino Unido, chegou-se à conclusão que os millennials têm uma perspetiva muito utilitarista no que toca ao retorno e feedback dos seus resultados. Ou seja, que querem ser reconhecidos pelo seu trabalho.
Também, Henrik Bresman, enquanto membro integrante de um quadro de investigadores que levaram a cabo um projeto sobre as diferentes aspirações e valores de cada uma das três gerações, X, Y e Z, destaca algumas conclusões relevantes:
Ambição e Cargos de Liderança
A progressão na carreira é um fator importante e bastante valorizado nos dias de hoje, sendo que para 61% das gerações Y e Z, e para 57% da geração X, esta é uma forte expectativa aquando do seu ingresso numa organização.
As respostas revelaram-se diferentes de país para país, com destaque para os países nórdicos, onde a vontade de alcançar um cargo de liderança é baixa entre os entrevistados. Já no México e nos EUA, 47% e 77% dos entrevistados, respetivamente, ambicionam alcançar posições de destaque. Estas expectativas e preferências são fundamentais para direcionar estratégias de negócio de empresa para empresa e de geografia para geografia.
Também na questão do género podemos encontrar diferenças marcantes entre gerações, como é o caso da geração X, onde 63% dos homens e 52% das mulheres consideram relevante os cargos de liderança. Nas gerações Y e Z, o cenário muda, e podemos ver os valores a aproximarem-se, com 63% dos homens e 61% das mulheres a ambicionarem cargos de liderança. A igualdade de oportunidades e de remuneração é cada vez mais uma questão relevante e que tem vindo a ganhar destaque no mundo organizacional.
É neste sentido que as organizações devem estar preparadas para o ambiente de mudança e para enveredar por opções e estratégias inovadoras, em prol do seu crescimento e do desenvolvimento sustentável dos seus recursos humanos.
Empreendorismo
Os resultados do presente estudo relevam também que as três gerações têm um forte carácter empreendedor. Por exemplo, 1 em cada 4 estudantes da geração Z ambicionam criar o seu próprio negócio, e 1 em cada 3 profissionais da geração X e Y também.
Tecnologia
No campo tecnológico, a geração Z revela-se a mais entusiasta. Visualizam modificações nos atuais postos de trabalho e mostram-se ansiosos por elas.
A geração X é menos entusiasta, e acredita que a evolução tecnológica não trará muitas modificações ao seu local de trabalho.
Formação
No que toca à formação, quando questionados sobre a possibilidade de realização de cursos online oferecidos pelas organizações onde colaboram, 70% dos inquiridos da geração Z, 77% da geração Y e 78% da geração X responderam entusiasticamente.
Todas as alterações que a mudança representa na sua organização podem ser benéficas quando tratadas com o devido cuidado e com a devida relevância. Procure beneficiar da mudança como um período de aprendizagem e descubra como potenciar os recursos de que dispõe.
Saiba mais aqui.