Excelência do Clima | Como vão ser os locais de trabalho do futuro?

Como vão ser os locais de trabalho do futuro?

Já muito foi escrito sobre este tema. Agora a Ciência aponta 3 tendências-chave nos locais de trabalho do futuro. As empresas que não estão prontas para atender a estas expectativas ficarão para trás. Confirme se está preparado.

Embora nenhuma empresa seja perfeita, os funcionários continuarão a procurar locais de trabalho que proporcionem uma experiência de trabalho positiva – onde são valorizados e têm a liberdade de tomar decisões.

A inciativa “Great Place to Work” acredita que veremos três tendências fundamentais:

Previsão 1: Um local de trabalho mais justo para todos

Uma cultura de alta confiança relatada nas “Melhores Empresas para Trabalhar” começa com o sentido partilhado de justiça. Embora o conceito seja amplo e percebido de muitas maneiras, a análise entende um local de trabalho justo da seguinte forma:

  • Promoção pelo mérito.
  • Salário adequado ao trabalho realizado.
  • Não é permitido “apunhalar pelas costas”.
  • Evitam-se favoritismos.
  • Todos têm a oportunidade de obter reconhecimento especial.
  • As pessoas são tratadas como membros de pleno direito, independentemente das suas posições.
  • Reforça-se a comunicação para promover o livre fluxo de informação através de uma maior transparência e partilha de ideias.

Previsão 2: Aumento do foco no desenvolvimento de todos

O relatório afirma que nos últimos 20 anos, as “Melhores Empresas” sempre se destacaram pelos seus esforços para ajudar os funcionários a atingirem o seu potencial máximo. Esta tendência ainda hoje é verdade”.

É importante notar que as oportunidades de formação não se limitam aos atuais líderes ou aos profissionais de alto rendimento. Nas “Melhores Empresas”, todos os colaboradores têm acesso a feedback e a oportunidades de crescimento em tempo real.

Previsão 3: Um sentido mais profundo do propósito para todos

Deixe-me perguntar-lhe: os seus colaboradores têm sentido de propósito na sua organização? Pergunto isto porque, nas “Melhores Empresas”, conectar os funcionários a um sentido mais profundo de propósito e mais significativo no trabalho torna-se um foco chave.

Na pesquisa desenvolvida, 85% dos profissionais relataram que o seu trabalho adquire “significado especial”, não sendo “apenas um trabalho”. E 91% indica sentir orgulho quando constata o trabalho realizado.

Além de conectar os colaboradores ao significado e propósito das suas tarefas, as atividades de voluntariado e filantropia nas “Melhores Empresas” são diferenciadores-chave. 93% dos colaboradores sentem-se bem com as formas de contribuição para a comunidade, e mais de metade das empresas oferecem aos funcionários tempo remunerado para se voluntariarem. E isto leva a resultados de negócio. O relatório afirma que “as pessoas que sentem que os seus empregadores têm um impacto positivo no mundo” são:

  • 4 vezes mais predispostas a ​​darem o “extra mile”.
  • 11 vezes mais empenhadas em ficar na organização.
  • 14 vezes mais motivadas para irem trabalhar.

Leia ao pormenor:Top of Form

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *