NEVES DE ALMEIDA ABRE INSCRIÇÕES PARA ÍNDICE DA EXCELÊNCIA EM RH

A Neves de Almeida | HR Consulting, em parceria com a Human Resources Portugal, a Executive Digest e o INDEG-ISCTE, abriu as inscrições para a segunda edição do “Índice da Excelência”. O estudo de clima organizacional e desenvolvimento do capital humano destina-se a analisar o estado de arte das práticas de Recursos Humanos em Portugal e a premiar as entidades que mais investem e apostam nesta área. A inscrição na iniciativa é gratuita e termina no dia 29 de setembro.

 

Lisboa, 10 de julho de 2017 – Encontram-se abertas as inscrições para a segunda edição do estudo de clima organizacional e desenvolvimento do capital humano “Índice da Excelência”, promovido pela Neves de Almeida | HR Consulting, em parceria com a Human Resources Portugal, a Executive Digest e o INDEG-ISCTE. Descobrir e promover o fator vencedor e que faz a diferença no sucesso de uma organização é o objetivo deste estudo, que quer ajudar a potenciar os elementos que possuem impacto na motivação dos profissionais e nos resultados operacionais a alcançar. A iniciativa pretende, também, contribuir para alertar o tecido empresarial português para a importância das temáticas relacionadas com a gestão estratégica do ativo humano, possibilitando identificar e avaliar este fator e ver este esforço reconhecido publicamente. O período de inscrição na iniciativa decorre até 29 de setembro.

A primeira edição deste estudo contou com as respostas a questionário de 46.465 colaboradores, oriundos de cerca de 200 empresas.

Para Pedro Rocha e Silva, Partner da Neves de Almeida | HR Consulting, “o conceito de Excelência apenas faz sentido se for entendido enquanto resultado de uma evolução contínua, que tenha por objetivo superar patamares já alcançados. Neste sentido, torna-se imperativo ultrapassar uma certa ideia de estagnação e comodismo nas organizações, potenciando o papel do seu capital humano e a sua diferenciação. Tal apenas é possível se às organizações for possível identificar os aspetos que mais valorizam e aqueles onde haverá maior potencial de melhoria.” Na segunda edição da iniciativa, Pedro Rocha e Silva acredita que “a oportunidade para nos posicionarmos em níveis mais elevados de satisfação, nomeadamente no que à gestão de recursos humanos diz respeito, é notória. Se existe algo que pudemos constatar na primeira edição deste estudo é que existe vontade e empenho nas organizações para melhorar os seus processos, manter os seus colaboradores mais felizes e crescer através dos RH.”

O Índice da Excelência vai, por um lado, dotar as organizações participantes de um conjunto de informação de gestão poderoso no apoio à tomada de decisão sobre aspetos estratégicos das suas atividades, ao mesmo tempo que dão a voz aos colaboradores, envolvendo-os em temas relevantes. Por outro lado, as empresas participantes terão acesso a um conjunto de resultados que lhes permitirão conhecer quais as áreas de maior e menor satisfação e compará-las com o mercado, percebendo, não só, onde se destacam pela positiva – o seu Fator X – mas também, em que áreas estão abaixo da média.

Paralelamente, a inscrição neste estudo vai ajudar as organizações a serem reconhecidas publicamente pelos bons resultados, ganhando visibilidade positiva com impacto direto no recrutamento e na forma como os stakeholders olham para organizações que são reconhecidas por boas práticas.

A participação é feita em plataforma online criada para o efeito (disponível em www.indicedaexcelencia.com) e faz uso da análise a inquéritos a realizar aos profissionais na empresa, dirigidos quer à gestão, quer aos colaboradores, e que possuem como objetivo aferir a sua opinião sobre um conjunto de práticas existentes na organização e a forma como estes percecionam o contexto profissional. A apresentação de resultados acontecerá numa Cerimónia de Entrega de Prémios, que terá lugar durante a 2ª quinzena de janeiro de 2018.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *