LEROY MERLIN E LIBERTY PREMIADAS PELA EXCELÊNCIA NA GESTÃO DO CAPITAL HUMANO

Índice da Excelência

São hoje apresentados os resultados do “Índice da Excelência”, um estudo que integrou as respostas de quase 50.000 profissionais para traçar um quadro do clima organizacional no mercado e reconhecer as empresas que mais se destacam na área. Os resultados da iniciativa apontam os factores de retenção nas organizações e permitem potenciar boas práticas de gestão.

Lisboa, 09 de fevereiro de 2017 – Leroy Merlin (Grandes Empresas>1000), Liberty Seguros (Grandes Empresas), Edotnear – Nearshore Development Technologies (Médias Empresas) e Edotgen Ventures (Pequenas Empresas) são os vencedores do estudo “Índice da Excelência”. A gala de apresentação dos vencedores da primeira edição do estudo de clima organizacional e desenvolvimento do capital humano, desenvolvido pela Neves de Almeida | HR Consulting, em parceria com a Human Resources Portugal e o INDEG-ISCTE, está neste momento a decorrer, no Museu do Oriente, em Lisboa.

Segundo Pedro Rocha e Silva, Partner da Neves de Almeida | HR Consulting, existem alguns sinais que nos fazem acreditar podermos estar a viver um momento de oportunidade para nos podermos posicionar em níveis mais elevados de satisfação, nomeadamente no que à gestão de recursos humanos diz respeito. A primeira edição deste estudo constitui um bom teste para perceber se esses sinais se repercutem de facto em melhores resultados. As organizações evidenciadas nesta iniciativa fazem parte de uma realidade em que esta dimensão do capital humano conquista relevância acrescida e que é endereçada de modo integrado. O Fator X que identificámos neste estudo difere bastante de organização para organização. Existindo um Fator que é relativamente transversal e que se prende com o Gosto pelo Trabalho que se desenvolve, todos os outros têm uma elevada variação. Este processo de conhecimento e avaliação revela-se fundamental, no sentido de perceber qual a mais-valia diferenciadora em cada organização e como a utilizar para potenciar a relação com os seus Colaboradores.”

O estudo desenvolvido integrou as respostas a questionário de 46.465 colaboradores, oriundos de 178 empresas. As conclusões obtidas possibilitam determinar quais as empresas que apresentam um melhor clima organizacional e que se destacam como entidades de excelência em Portugal, mas igualmente dar a cada empresa participante a oportunidade de adquirir informação relevante para a identificação de áreas fortes e de melhoria na gestão do seu ativo humano e os seus principais factores de retenção. Permite às organizações terem noção do nível de satisfação dos seus colaboradores face a diferentes áreas de atuação, medir o nível de compromisso dos colaboradores com a organização e identificar o seu Fator X – aquele (ou aqueles) fator(es) que fazem com que as pessoas pensem continuar na organização.

As conclusões obtidas possibilitam definir um quadro global do contexto da gestão de capital humano nas organizações no mercado. Estre as principais conclusões de destaque incluem-se: por norma, quanto maior é a dimensão da empresa, menos positiva é a avaliação que os colaboradores fazem dela nas dimensões contempladas no estudo; a Gestão de Recursos Humanos apresenta os valores mais baixos de satisfação, particularmente no Sector Público (52,2%); os sectores que apresentam melhores resultados são Consultoria e Serviços Profissionais; Tecnologia, Media e Telecomunicações; Saúde e Farmacêuticas; melhorar as recompensas dos colaboradores é a iniciativa organizacional mais valorizada, para 70% dos colaboradores; o fator de retenção predominante para 61,7% dos colaboradores é o gosto pelo trabalho que desenvolve; o equilíbrio entre a vida pessoal e a vida profissional é o segundo fator de retenção valorizado pelos colaboradores, com 31,6%; 30,3% dos colaboradores valoriza a relação com os colegas enquanto fator de retenção; fatores de retenção como a valorização profissional, condições de trabalho, reputação da organização e liderança de topo são mais apontados em organizações de menor dimensão.

Os Vencedores da 1ª edição do estudo “Índice da Excelência”:

Grandes Empresas>1000

  • 1º Lugar Grandes Empresas>1000: Leroy Merlin
  • 2º Lugar Grandes Empresas>1000: Ageas Seguros
  • 3º Lugar Grandes Empresas>1000: Groundforce Portugal
  • 4º Lugar Grandes Empresas>1000: Brisa, Auto-estradas de Portugal
  • 5º Lugar Grandes Empresas>1000: CGI

Grandes Empresas

  • 1º Lugar Grandes Empresas: Liberty Seguros
  • 2º Lugar Grandes Empresas: Grupo Ramos Ferreira
  • 3º Lugar Grandes Empresas: Sport Lisboa e Benfica
  • 4º Lugar Grandes Empresas: Manvia
  • 5º Lugar Grandes Empresas: BOLD International

Médias Empresas

  • 1º Lugar Médias Empresas: Edotnear – Nearshore Development Technologies
  • 2º Lugar Médias Empresas: Edge Innovation
  • 3º Lugar Médias Empresas: Unicombi
  • 4º Lugar Médias Empresas: Bi4all
  • 5º Lugar Médias Empresas: Hitachi Consulting

Pequenas Empresas

  • 1º Lugar Pequenas Empresas: Edotgen Ventures
  • 2º Lugar Pequenas Empresas: Bresimar Automação
  • 3º Lugar Pequenas Empresas: DELL
  • 4º Lugar Pequenas Empresas: InovaPrime
  • 5º Lugar Pequenas Empresas: AISP – Advanced Industry Support Partners

Outros Prémios

  • Vencedor População Jovem: Penha Longa Resort
  • Vencedor População Feminina: Penha Longa Resort
  • Vencedor Compromisso: Penha Longa Resort

 

Sobre a Neves de Almeida HR Consulting:

A Neves de Almeida | HR Consulting surge em 1991 com uma equipa de profissionais apaixonados pelas dinâmicas dos Recursos Humanos. Movida pela ambição de desenvolver equipas e de ajudar organizações a atingir objetivos, tem, ao longo de 25 anos, trabalhado para a diversificação e sofisticação da oferta, inovando na abordagem, sempre numa perspetiva de crescimento com o Cliente. Apenas o conhecimento aprofundado do negócio, da cultura e do ADN das organizações, assim como a experiência de 25 anos de história, podem responder aos desafios do próximo quarto de século. A sua oferta atual incide em cinco áreas de intervenção, Consulting, Search, Training, Assessment e Team Building. Informações adicionais em www.nevesdealmeida.pt.

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