Adeus 2016, Bem-vindo 2017!

Isabel Rita Neves de Almeida | HR Consulting

Com o aproximar do final do ano, é natural refletirmos sobre o que aconteceu, sobre os resultados que alcançamos, sobre os resultados que as nossas Organizações alcançaram, sobre o nosso desempenho e sobre o desempenho das nossas Equipas. Por norma, costumo fazer esta reflexão no final de cada mês, mas o final do ano e o encerrar de um ciclo, é sempre um momento propício a este acontecimento.

Uma das minhas principais preocupações é pensar e perceber se estou a cumprir o meu papel e a desenvolver a minha equipa… por vezes o excesso de trabalho, os imprevistos, as constantes alterações a que estamos sujeitos, retiram-me tempo para o fazer, mas não me posso esquecer que enquanto Líder desta Equipa é crucial que eu cumpra o meu papel. Nenhuma Organização pretende começar 2017 com uma equipa desmotivada, descontente e pouco envolvida.

Um dos comportamentos que procuro ter é formar e desenvolver os meus Líderes para junto da Equipa conseguirem desempenhar na perfeição o seu papel, tornando o meu, muitas vezes, opcional. Para tal, recorro de forma frequente à metodologia de Coaching. Assim, com cada um dos elementos, procuro:

  • Definir metas;
  • Estabelecer o acordo de Coaching;
  • Acompanhar o Coachee com a Equipa;
  • Monitorizar e fazer alguns ajustamentos;
  • Definir, em conjunto, planos de desenvolvimento, para o Coachee e para a Equipa.

Acredito que esta seja uma das fórmulas de sucesso para conseguirmos ter Líderes capazes de desempenhar o seu papel e Equipas capacitadas para enfrentar os desafios do futuro.

Agora que 2016 chegou ao final, pergunto-lhe: durante o ano, colocou esta metodologia em prática? Que reflexões consegue fazer?

Na Neves de Almeida | HR Consulting acreditamos que o Coaching pode e faz a diferença. Contacte-nos e comece 2017 da melhor maneira possível… com sucesso!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *