NEVES DE ALMEIDA LANÇA ÍNDICE DA EXCELÊNCIA EM RH

A Neves de Almeida | HR Consulting, em parceria com a Human Resources Portugal, Executive Digest e o INDEG-ISCTE, prepara-se para lançar o “Índice da Excelência”, um estudo de clima organizacional e desenvolvimento do capital humano, destinado a analisar o estado de arte das práticas de Recursos Humanos em Portugal e a premiar as entidades que mais investem e apostam nesta área. A inscrição na iniciativa é gratuita e termina no dia 30 de setembro.

Lisboa, 05 de setembro de 2016 – Abrem hoje as inscrições para a primeira edição do estudo de clima organizacional e desenvolvimento do capital humano “Índice da Excelência”, promovido pela Neves de Almeida | HR Consulting, em parceria com a Human Resources Portugal, Executive Digest e o INDEG-ISCTE. Descobrir e promover o fator vencedor e que faz a diferença no sucesso de uma organização é o objetivo deste estudo, que quer ajudar as organizações a potenciar os elementos que possuem impacto na motivação dos seus profissionais e nos resultados operacionais a alcançar. A iniciativa pretende, também, contribuir para alertar o tecido empresarial português para a importância das temáticas relacionadas com a gestão estratégica do ativo humano, possibilitando identificar e avaliar este fator e ver este esforço reconhecido publicamente.

De acordo com Pedro Rocha e Silva, Partner da Neves de Almeida | HR Consulting, “Excelência significa fazer bem o que deve ser feito. No caso deste estudo, a Excelência mede-se através do reconhecimento que os colaboradores revelam sobre um conjunto diversificado de práticas organizacionais. Significa, no fundo, dar a voz às pessoas de cada organização e perceber quais os aspetos que mais valorizam e quais aqueles onde haverá maior potencial de melhoria. Os últimos anos têm-nos mostrado existir alguma estagnação ao nível das várias dimensões analisadas no âmbito do estudo, ao que não será alheia a situação económica do País que penalizou fortemente a grande maioria do tecido económico. Existem alguns sinais que nos fazem acreditar podermos estar a viver um momento de oportunidade para nos podermos posicionar em níveis mais elevados de satisfação, nomeadamente no que à gestão de recursos humanos diz respeito. A primeira edição deste estudo será um bom teste para perceber se esses sinais se repercutem de facto em melhores resultados.”

O Índice da Excelência vai, por um lado, dotar as organizações participantes de um conjunto de informação de gestão poderoso no apoio à tomada de decisão sobre aspetos estratégicos das suas atividades, ao mesmo tempo que dão a voz aos colaboradores, envolvendo-os em temas relevantes. Por outro lado, as empresas participantes terão acesso a um conjunto de resultados que lhes permitirão conhecer quais as áreas de maior e menor satisfação e compará-las com o mercado, percebendo, não só, onde se destacam pela positiva – o seu Fator X – mas também, em que áreas estão abaixo da média.

Paralelamente, a inscrição neste estudo vai ajudar as organizações a serem reconhecidas publicamente pelos bons resultados, ganhando visibilidade positiva com impacto direto no recrutamento e na forma como os stakeholders olham para organizações que são reconhecidas por boas práticas.

A participação é feita em plataforma online criada para o efeito (disponível em www.indicedaexcelencia.com) e faz uso da análise a inquéritos a realizar aos profissionais na empresa, dirigidos quer à gestão, quer aos colaboradores, e que possuem como objetivo aferir a sua opinião sobre um conjunto de práticas existentes na organização e a forma como estes percecionam o contexto profissional. A apresentação de resultados acontecerá numa Cerimónia de Entrega de Prémios, que terá lugar durante a 2ª quinzena de janeiro de 2017.

 Sobre a Neves de Almeida HR Consulting:

A Neves de Almeida | HR Consulting surge em 1991 com uma equipa de profissionais apaixonados pelas dinâmicas dos Recursos Humanos. Movida pela ambição de desenvolver equipas e de ajudar organizações a atingir objetivos, tem, ao longo de 25 anos, trabalhado para a diversificação e sofisticação da oferta, inovando na abordagem, sempre numa perspetiva de crescimento com o Cliente. Apenas o conhecimento aprofundado do negócio, da cultura e do ADN das organizações, assim como a experiência de 25 anos de história, podem responder aos desafios do próximo quarto de século. A sua oferta atual incide em cinco áreas de intervenção, Consulting, Search, Training, Assessment e Team Building. Informações adicionais em www.nevesdealmeida.pt

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *