5 Tipos de maus chefes

Tipos de maus chefes
(fonte)

Por vezes, são colocadas em posições de chefia pessoas sem preparação ou com poucas competências relacionais para tal. Como tal, quantos de nós já não passámos por situações em que os nossos chefes são, de facto, maus? E quantos de nós nos sentimos infelizes no local de trabalho por causa do nosso chefe?

Espreite esta lista de maus chefes e veja se revê o seu chefe nestas descrições ou, caso seja chefe, aproveite para fazer uma avaliação das suas atitudes perante as suas equipas.

O mentiroso – Este é aquele tipo de chefe que mente aos seus colaboradores sem se importar muito com isso, desde que atinja aquilo que pretende. E, claro, quando alguma coisa corre mal, a culpa é dos seus colaboradores, e não dele próprio.

O microgerente – Sabe aquele chefe que nos faz sentir que estamos a ser vigiados 24h? Ele tem sempre um reparo a fazer ao nosso trabalho, incluindo aos mais ínfimos detalhes que não fazem diferença no resultado do seu trabalho. O resultado é uma pressão constante.

O paternalista – Cuidando demasiado dos seus colaboradores, o Paternalista é aquele tipo de chefe que limita os riscos e, no momento de fazer juízos, fá-los com base na vida pessoal e não na vida profissional, prestando um falso apoio à sua equipa de modo a que se sinta em dívida para com ele.

O “amigo” fora de horas – É extramente amigável em termos relacionais e faz constantes convites para saídas depois do trabalho e ao fim-de-semana, onde fala sobre as fofoquices do trabalho. É com base nestas informações que acaba por dividir as suas equipas e fazer a escolha dos seus preferidos. Cuidado.

O tirano – Tudo o que sirva para alimentar o seu ego e manter o seu poder na empresa, ele vai fazê-lo sem olhar a meios para atingir os seus fins. E isso quer dizer que está disposto a manipular e intimidar quem o rodeia de modo a chegar onde pretende. Para além disso, age como um gangster no sentido em que dá apoio direto a quem o defender e lhe mostrar lealdade.

Que outros tipos de maus chefes conhece? Já se deparou com algum deste tipo de chefes? Deixe-nos a sua opinião na caixa de comentários abaixo ou comente na nossa página de Facebook.

One thought on “5 Tipos de maus chefes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *