Tem uma visão ou tem objetivos?

Visão
(fonte)

Quando demos por nós a pensar neste penúltimo super poder, a Visão, apercebemo-nos do quão fácil é confundi-lo com os objetivos. Afinal, qual é a diferença entre eles?

A Visão é a imagem clara de onde se quer a empresa, considerando onde se está hoje e onde se quer estar amanhã. Assim, é a Visão que ilumina esse caminho para o futuro, ajudando a dar rumo às ações da organização.

E é, então, aí que chegamos aos objetivos. Como a Visão é algo a longo prazo, é preciso estabelecer metas a curto prazo para, aos poucos, se atingir o que se pretende. E essas metas são, então, os objetivos que, no fundo, são a operacionalização da sua visão.

Pense no futuro a longo prazo. Conseguiu criar a imagem de onde quer estar e do que pretende conquistar? Óptimo. Agora, estabeleça objetivos a curto-médio prazo para lá chegar. Já o fez? Excelente.

No entanto, uma Visão não se atinge com uma só pessoa pois, nesse caso, seria apenas o sonho do líder da organização. É preciso envolver a equipa para ajudar a fazer acontecer e, por isso, alinhe-se com as pessoas certas, que partilhem da sua visão, do seu sonho.

Cabe-lhe a si, enquanto líder, motivar, relembrar e alinhas as equipas. Tente que as pessoas que trabalham consigo sintam a mesma visão e consigam traduzi-la aos seus clientes, em comportamentos no dia-a-dia, como um ADN.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *