Mind Maps – 5 Coisas que deve saber sobre esta poderosa ferramenta

Mind Maps
(fonte)

1 – O que é um mind map?

Um Mind Map é uma forma altamente eficaz de obter informações dentro e fora do cérebro – é um meio criativo de lógicas de anotações que, literalmente, “mapeia” as ideias. Todos os “Mind Maps” ou “Mapas Mentais” em português, têm algumas coisas em comum. Eles têm uma estrutura organizacional natural que irradia a partir do centro e utiliza linhas, símbolos, palavras, cores e imagens de acordo com determinados conceitos. Um Mind Map converte uma longa lista de informações monótonas em um diagrama colorido, memorável e altamente organizado que funciona em linha com forma natural de fazer as coisas no seu cérebro.

Uma maneira simples de entender um Mind Map é comparando-o com um mapa de uma cidade. O centro da cidade representa a ideia principal; as principais estradas que saem do centro representam os pensamentos principais no seu processo de pensamento; as estradas secundárias ou ramos representam os seus pensamentos secundárias, e assim por diante. Imagens ou formatos especiais podem representar marcos de interesse ou ideias particularmente relevantes.
O Mind Map é o espelho externo do seu próprio pensamento natural ou facilitada por um poderoso processo gráfico, que fornece a chave universal para desbloquear o potencial dinâmico do cérebro.

all-about-mind-mapping

2 – Características principais de um Mind Map

• A ideia principal, foco do assunto aparece na forma de imagem central.
• Os principais temas saem a partir da imagem central como “ramos”.
• As “filiais” compreendem uma imagem chave ou palavra-chave desenhada ou impressa na sua linha associada.
• Tópicos de menor importância são representados como ‘galhos’ do ramo correspondente.
• Os ramos formam uma estrutura nodal ligada.

3 – Mind Mapping em negócios

Ao longo dos últimos anos, o mapeamento mental tem sido reconhecido pelas empresas como uma ferramenta de comunicação eficaz que melhora sessões de brainstorming e de colaboração. Ao visualizar conceitos e conexões em um mapa mental, as pessoas podem participar melhor em conversas e contribuir mais durante as reuniões. Mind Mapping é muitas vezes visto como uma alternativa para apresentações lineares tradicionais, como o PowerPoint ou flip charts.
Uma pesquisa feita por especialistas da área, mostra que os utilizadores de Mind Map em negócios acreditam que a sua produtividade aumentou em média 25%. Embora cerca de 50% dos entusiastas de mapeamento mental usá-lo para algum grau de gestão de projetos, o mapeamento mental também está a ser usados em todas as organizações para:

• Aumentar a produtividade
• Melhorar reuniões
• Simplificar a solicitação de propostas
• Visão geral de gestão do conhecimento
• Otimizar a gestão de projetos
• Melhorar a colaboração e comunicação
Isto significa que os trabalhadores podem operar de forma mais eficaz, gerar mais ideias estimulantes e tornar-se mais eficazes nos seus trabalhos.

4 – Como e onde começar a fazer Mind Mapping

iOS-Mind-Map-1.1É bastante simples e temos um leque muito grande de opções onde fazer o nosso Min Map. Temos primeiro que definir qual o objetivo da nossa criação, podendo optar por versões profissionais que incluem integrações com o MS Office, permitindo transferir mapas mentais para outros documentos como o Word ou Power Point, isto sem ter que introduzir novamente os dados, em oposição a sessões que ocorrem com a utilização de Flip charts ou quadros brancos.
Exemplos: http://www.mindmappingprogram.com/ , https://www.xmind.net/ , https://www.mindjet.com/

Podemos também optar por utilização de software grátis que inclui as funcionalidades fundamentais para qualquer Mind Map. Podem ser utilizados para todo o tipo de planeamentos, mas é mais aconselhado para quem não tem uma intenção comercial associada, como por exemplo – férias, viagens, listas de tarefas em casa, etc.
Exemplos: https://www.mindmup.com/ , http://mindmapfree.com/ , http://www.simpleapps.eu/simplemind/desktop

Existe também a opção portátil destes software com aplicações Android, IOS e com aplicações Windows Phone e Windowns 10.
Exemplos: https://play.google.com/store/apps/details?id=net.thinkingspace&hl=en , https://play.google.com/store/apps/details?id=air.com.EXswap.Mindomo&hl=en, https://play.google.com/store/apps/details?id=com.thinkbuzan.imindmap.phone&hl=en,

Existem muitos outros programas, web sites e aplicações. Foram deixados aqui alguns exemplos, não existe nenhuma ordem por qualidade dos links, isso vai depender de cada utilizador encontrar o formato e as funcionalidades do programa que mais se enquadre com o seu estilo e tipo de projeto que pretendem criar.

5 – Começar agora

Não existe nada melhor que começar a testar por si mesmo.
Já vimos que existem inúmeras possibilidades de criação destes mapas mentais, então comece por criar coisas simples e explorar as funcionalidades desta ferramenta. Os programas variam entre si em algumas funcionalidades, mas as bases são comuns a todos e depois de ganhar algumas rotinas de trabalho vamos encontrando o melhore software para nós. Não se prenda ao primeiro software que testar, pode vir a ser o melhor e aquele que vamos utilizar mais regularmente no futuro mas aproveite para explorar alternativas e tirar as suas próprias conclusões e partilhe connosco o seu feedback.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *