5 Perguntas a fazer ao recrutador

job-interview
(fonte)

Quando estamos envolvidos num processo de Recrutamento e Seleção, pensamos sempre que temos de passar uma boa imagem, responder ao que nos é questionado com assertividade e simpatia para que, acima de tudo, tenhamos sucesso e consigamos a vaga que tanto procuramos. No entanto, esquecemo-nos que, em cada entrevista por que passamos, também podemos e devemos realizar algumas questões que nos esclareçam e que também estas mostrem que tipo de pessoa somos.

Assim, expomos, de seguida, algumas perguntas que não devemos esquecer quando estamos perante um momento de entrevista:

  • Perspetivas de Crescimento: Devemos mostrar ao recrutador que apesar de estarmos motivados naquela vaga em específico, queremos entender qual o caminho que ainda é possível traçar dentro da organização, no futuro.
  • Principal desafio da função: perceber o que é esperado da função, quais os principais objetivos, em concreto, ficar completamente esclarecido sobre o que é esperado.
  • Enquadramento da Vaga: é importante percebermos se a vaga em aberto surge por um aumento de headcount da empresa, na sequência do crescimento do negócio ou, se porventura, se deve a algum outro motivo.
  • Objetivos da organização nos próximos anos: devemos ter uma noção clara da organização para a qual nos candidatamos para, no momento avaliativo, podermos questionar quais os objetivos de futuro da empresa para percebermos se o nosso enquadramento faz ou não sentido.

 Quais as características mais valorizadas para a função: junto do recrutador, devemos perceber que tipo de perfil este está a valorizar para o cargo, quer do ponto de vista da experiência, quer do ponto de vista comportamental.

Existem, naturalmente, outras questões que podemos levar para a entrevista, aliás, é altamente recomendável que se prepare a mesma com cuidado e atenção. No entanto, consideramos que estas são importantes pois permitem-nos sair da entrevista com uma visão concreta sobre o presente e o futuro da função e da organização.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *