Negócios com Paixão | Embarque nesta visita guiada com a Joana Ramalhinho Tour Guide Portugal

Joana RamalhinhoO turismo em Portugal tem mudado e acompanhado as tendências que se fazem sentir em todo o mundo. Assim, e fruto de uma grande paixão pelo turismo e pela beleza do nosso país, e de uma grande vontade de dar a conhecer as maravilhas das terras lusas, a Joana Ramalhinho decidiu criar a Discover Arrábida With Joana Tours. Entrevistámos a Joana para saber como tudo começou, e o que podemos aprender com ela.

Conte-nos a história da sua paixão. Como começou este negócio?

Eu sou Guia Intérprete Nacional Oficial. Guio grupos de turistas em Lisboa e arredores, mas também por todo o país.Depois de vários anos em viagem decidi mudar um pouco o meu rumo e ficar a trabalhar mais em Lisboa, mais perto de casa. Dessa forma, reforcei  a autonomia da minha profissão e dos meus serviços, colocando os meus tours à venda na internet em websites certificados para o efeito.

Até que chegou o momento de fazer uma programação sobre a minha região: Setúbal e a Serra da Arrábida, pela qual sou completamente apaixonada! Em conversa com amigos e familiares surgiu a ideia de criar um pequeno negócio em que pudesse explorar um pouco mais a região e dá-la a conhecer aos visitantes estrangeiros que todos os dias chegam mais e mais a Setúbal. Dessa forma, nasceu uma empresa a Discover Arrábida; que está completamente vocacionada para quem quer conhecer melhor a região Sul do Tejo e Península de Setúbal de um ponto de vista mais local e tradicional. E assim juntei uma equipa de colegas Guias e Motoristas de Turismo todos certificados. Esse é um aspeto muito importante para mim e para os que trabalham comigo. Trabalhar com colegas com formação oficial certificada dada através das Escolas de Turismo oficiais.

Investi muito de mim neste projecto. Mais do que dinheiro, alma e coração. É um projecto que foge um pouco do trabalho diário que é ser Guia Intérprete. Mas o mundo está a mudar, e o turismo também. É muito importante que nasçam estas novas empresas, e que as novas gerações como a minha se dediquem às novas ondas de turismo, contudo com a formação e conhecimento adequado sobre o que se está a fazer. O turismo cada vez se torna mais exigente e, dessa forma é fundamental que haja trabalhadores oficialmente certificados para guiarem turistas e desenvolverem a sua paixão: serem os verdadeiros Embaixadores de Portugal.

Paralelamente, arranjei uma parceria com uma empresa que tem uma pequena frota,  e começámos a trabalhar. Oferecemos serviços de transporte personalizado de e para Lisboa, tours privados, passeios a pé, actividades de natureza e funcionamos também como uma central de reservas e informações.

Qual o seu maior objetivo, no seu dia-a-dia, com os clientes?

O meu maior objectivo é que as pessoas fiquem realizadas e preenchidas, regressem contentes a casa, partilhem com os seus amigos e familiares a experiência. Em segundo lugar, queremos que tenham uma experiência local connosco, que possam ver com os seus próprios olhos como é a vida diária destas regiões, para além de conhecer a história em si. Queremos que se sintam em casa, tanto nos restaurantes, como nas ruas da cidade, como no alojamento (que praticamente 100% é em modo de Turismo Rural).

Um detalhe em que investi muito foi apostar no contacto entre visitantes e pessoas da cidade, de todas as faixas etárias e laborais.

Como transmite a sua paixão à sua equipa e clientes?

Eu sou da cidade de Setúbal, nascida e criada. Só fui para Lisboa já adulta. Contudo, grande parte da minha vida continua a ser aqui. Assim sendo, todo o projecto está feito sobre a base dos meus conhecimentos locais. Eu conheço todos os parceiros, todos os lugares como a palma da minha mão. E fiz uma formação bastante intensiva às pessoas que trabalham comigo, para aproximá-los o máximo possível da minha visão e paixão por estes lugares de forma a que possam transmitir também eles a mesma experiência. Penso que, neste caso específico, a melhor maneira de transmitir a minha paixão à minha equipa e aos meus clientes é exactamente através da enorme paixão que tenho sobre estes lugares e que se vê muito bem quando estou a guiar alguém pela região.

Como lida com os erros/fracasso?

A melhor forma de lidar com erros e fracassos é, em primeiro lugar, admiti-los. Os parceiros, bem como os clientes finais, vão dar muito valor a esse gesto. Em segundo lugar, temos que compensar o cliente na hora, mesmo que nos traga prejuízo. O importante é o cliente sentir o nosso esforço e regressar a casa feliz e preenchido com a experiência.

Em termos pessoais, curiosamente as coisas não funcionam tão facilmente. Contudo, é fundamental ir ao cerne da questão e estudar bem onde houve a falha para que não se volte a repetir.

Qual o conselho que dá a alguém que ainda não encontrou a sua paixão?

Se alguém ainda não encontrou a sua paixão, não deve procura-la cegamente. Tudo na nossa vida está planeado, e isso é um elemento que atravessa praticamente todas as religiões. Não é uma questão religiosa. É uma questão de que, na nossa vida, temos que aceitar que há várias fases e temos que passar por elas para chegar a uma meta. É tão real e simples como nascer, crescer, sobreviver, envelhecer e morrer. Todos nós passamos por isso! Poderá chamar-se destino ou cada um pode chamar-lhe o que desejar. Mas se alguém ainda não encontrou a sua paixão, há um motivo para isso. Um dos meus lemas é Viver e deixar Viver.  Todos somos diferentes e todos temos um caminho diferente para percorrer. É um grande cliché, mas na minha vida eu já tive algumas provas de que tudo acontece por um motivo, daí acreditar plenamente nessa filosofia. Se algumas coisas, que eu na altura achei muito penosas, não tivessem acontecido, hoje não estava aqui a responder a esta entrevista. Mas que não restem dúvidas, quando a sua paixão surgir, não hesite, agarre-a com as duas mãos e não a largue. Tal como eu fiz.

Ficou rendido à paixão da Joana Ramalhinho pelo seu trabalho e gostava de fazer uma tour com a Discover Arrábida With Joana ToursEspreite a página de Facebook ou deixe os seus comentários abaixo.

One thought on “Negócios com Paixão | Embarque nesta visita guiada com a Joana Ramalhinho Tour Guide Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *