5 Livros Sobre Cultura Organizacional

 

Imagem: Getty Images
Imagem: Getty Images

Estes 5 livros vão mostrar-lhe bons exemplos de empresas que têm culturas organizacionais fortes, demonstrando o impacto positivo que a cultura tem no seu trabalho, assim como formas práticas para definir e viver melhor a sua cultura:

  1. The Culture Engine: A Framework for Driving Results, Inspiring Your Employees, and Transforming Your Workplace de S. Chris Edmonds: Pense neste livro como um guia step-by-step para a definição da cultura da sua organização, identificando os comportamentos que contribuem para uma melhor performance e engagement e codificando esta informação num conjunto de ‘leis’ que vão guiar a sua organização.
  2. Soup: A Recipe to Nourish Your Team and Culture de Jon Gordon: A história de uma organização fictícia com uma necessidade extrema de se revigorar, com o seu mais recente CEO. Este livro expõe a ‘receita’ para criar uma cultura vencedora, melhorar o engagement e a moral dos seus colaboradores.
  3. How Google Works de Eric Schmidt e Jonathan Rosenberg: Um livro recente dos líderes da gigante tecnológica, que explora as lições dos dois executivos enquanto construíam a empresa. Fala de tudo, desde cultura empresarial à estratégia e talento, vai concerteza retirar lições que vai poder aplicar na sua organização.
  4. Toyota Culture: The Heart and Soul of the Toyota Way de Jeffrey Liker e Michael Hoseus: Neste best-seller internacional, os autores exploram o modelo de excelência organizacional 4P da Toyota e como os ‘sistemas humanos’ implementados criaram confiança, ganhos mútuos e excelência na organização, em todo o mundo. Bónus: Veja ainda o livro que lhe dá seguimento –  Toyota Under Fire: Lessons for Turning Crisis into Opportunity – para ver como eles ultrapassaram difíceis desafios e se revelaram mais fortes do que nunca.
  5. Onward: How Starbucks Fought for Its Life without Losing Its Soul de Howard Schultz:Um case study autêntico sobre como o CEO do Starbucks voltou em 2008 para ajudar a recuperar a saúde financeira e para que a empresa voltasse aos seus valores de origem.
    Tem outras sugestões de livros sobre Cultura Organizacional? Partilhe connosco comentando aqui ou na nossa página de Facebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *