Zappos: Um Estudo de Caso de Cultura Organizacional

Zappos, o maior retalhista de sapatos online, é o exemplo mais evidente de uma organização que desenvolveu uma cultura forte e única, com base em 10 valores fundamentais. A sua missão é entregar felicidade aos seus clientes em todas as formas possíveis – são imensas as histórias de colaboradores que vão ao extremo para satisfazer as necessidades dos clientes. A cultura da Zappos está intensamente enraizada nos seus colaboradores e a enorme qualidade de serviço assim como a lealdade dos clientes são uma consequência natural do comportamento alinhado com os seus valores.

Aqui estão alguns ensinamentos deste vídeo sobre a cultura da Zappos:

  • Viva-a em todos os momentos do seu dia: Quando temos uma cultura forte, com base em valores fundamentais, os seus colaboradores vão levá-los consigo em todos os momentos das suas vidas. As pessoas com quem trabalha são representantes da sua marca, 24 horas por dia, 7 dias por semana – ter uma cultura que acompanha aquilo em que cada um acredita ajuda-os a agir como embaixadores em cada interação e situação.
  • Não se foque nos resultados financeiros: Todas as organizações têm de pensar em resultados – é a sua forma de sobrevivência e é desta maneira que conseguem entregar produtos e serviços aos seus clientes assim como dar trabalho aos seus colaboradores. No entanto, o sucesso vai chegar quando trabalha com os ‘olhos postos’ num objetivo maior e com foco em como pode ter um impacto positivo na vida dos seus clientes.
  • Ecolha as pessoas certas: Ter uma cultura organizacional forte é bom, mas sem as pessoas certas nos lugares certos, a sua cultura acabará por ser só palavras numa folha. Recrutar pessoas que partilham dos valores da sua organização vai marcar a diferença entre dizer que tem que tem uma cultura forte e tê-la realmente.

Espero que estas lições de Tony Hsieh e da sua equipa da Zappos lhe tenham sido úteis. Agora pense – como é que a sua cultura organizacional reflete a direção que quer dar à sua empresa?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *