Como encontrar trabalho através do Networking?

Imagem: http://bit.ly/1x5qbCZ
Imagem: http://bit.ly/1x5qbCZ

Nem sempre o envio regular de CV’s resulta, quando está à procura de uma nova oportunidade de emprego. Hoje, os departamentos de recursos humanos têm um grande número de currículos para analizar, e não é difícil que também o seu passe despercebido, no meio de tantos outros. A sua próxima oportunidade pode não estar anúnciada em nenhum site de anúncios de emprego e por isso é importante que utilize a sua rede de contactos para chegar a algumas oportunidades mais “escondidas”.

O contacto pessoal pode marcar a diferença quando quer mostrar a alguém quem realmente é, e que mais valias pode dar a uma organização. É por isso que o networking pode ser uma ferramenta valiosa na procura de emprego. Ninguém melhor do que as pessoas que já trabalharam ou estudaram consigo para saberem do que é capaz ou de o recomendarem a um amigo.

Algumas dicas para ser bem sucedido:

1. Comunique que está à procura de uma oportunidade: Se ninguém souber, ninguém vai ajudá-lo. Não precisa de pedir diretamente que “lhe arranjem um trabalho”. Mas fale com as pessoas que conhece e peça apenas que o informem caso saibam de alguma oportunidade relacionada com a sua área, para que possa candidatar-se.

2. Destaque uma competência: Pense em algo que faz muito bem e que possa ajudar uma pessoa ou uma organização. Por exemplo, se é muito bom na atividade comercial, destaque bem isso no seu  perfil de LinkedIn e partilhe informação sobre a atividade comercial (escreva artigos sobre como ser um bom comercial, partilhe estudos, etc…) com os seus contactos.

3. Prepare as suas referências: Pense em 4 ou 5 pessoas que possam dar referências suas e prepare-as, avisando que podem ser contactadas, uma vez que está à procura de uma nova oportunidade. Não se esqueça que só deve pedir referências a pessoas que trabalharam ou contactaram consigo em projetos específicos. Não peça referências a pessoas que não tiveram contacto consigo, podem dar ideias erradas ao seu futuro empregador, uma vez que não têm real noção do seu trabalho.

Procurar um trabalho através dos seus amigos e conhecidos pode não ser uma tarefa muito fácil, principalmente para quem é mais introvertido. Mas sair da nossa zona de conforto dá sempre bons resultados! Experimente, e depois partilhe connosco os seus resultados.

One thought on “Como encontrar trabalho através do Networking?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *