Está preparado para ter uma relação séria com o seu trabalho?

Imagem: GP Strategies
Imagem: GP Strategies

Trabalhar o engagement de uma equipa, de um colaborador ou mesmo do seu, não é uma tarefa fácil. É um trabalho diário e contínuo. Falámos aqui sobre a equação do engagement – podemos  avaliá-lo determinando o nível de contribuição e satisfação no seu trabalho.

Vamos relembrar algumas dicas e sugestões de que falámos no HR Buzz, durante este mês:

1. Celebre o sucesso: retribua tudo aquilo que os colaboradores fazem pela equipa e pela organização. Assim, a sua equipa vai sentir-se apreciada pelo seu trabalho e esforço. Veja aqui algumas dicas para celebrar com a sua equipa.

2. Avalie o seu engagement: começar por si, antes de olhar para a sua equipa, é uma boa opção. Crie uma tabela com dois vetores, o give e o get, e preencha-a, para avaliar o seu nível de engagementOlhámos para a história dos 3 porquinhos, que nos ajuda, de uma forma muito clara, a perceber que tipo de colaborador somos. Mas não ficámos por aqui: também recordámos a história do porco e da galinha – estou envolvido com a missão da minha organização, ou tenho um compromisso total?

3. “Estamos mesmo a pôr o homem na lua?”: é importante envolver a sua equipa a um ponto em que todos percebam que contribuem para a mesma missão. Por isso, é importante que envolva a sua equipa, mesmo nas decisões mais estratégicas: veja como, aqui.

4. Gamifique as ações de engagement: envolver os seus colaboradores com uma lógica de jogo pode ter efeitos mais positivos do que as regulares estratégias de engagement. Veja aqui as várias ferramentas que pode utilizar para fazê-lo.

5. Desenvolva a sua equipa: percebemos que um dos fatores que contribui para o engagement é o sucesso pessoal, para isso, é importante que os seus colaboradores sintam que estão crescer de acordo com o seu potencial. Veja aqui como pode organizar um plano de formação e desenvolvimento, mesmo com restrições financeiras.

Se quiser saber mais sobre engagement pode ainda ler alguns livros sobre o tema (veja aqui a nossa lista). Partilhe connosco a sua experiência com o HR Challenge 365, comentando aqui ou na nossa página de Facebook com a tag #hrchallenge365.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *