HR Challenge 365 | #12 Engagement

Engagement IV

Na última semana em que falamos sobre engagement, desafiamo-lo a olhar para o desenvolvimento da sua equipa. Na impossibilidade de investir financeiramente em formação especializada, pode sempre optar por alguns recursos online gratuitos como o Training Industry, um site com webinars de empresas especialistas em temas variados. Pode também utilizar ferramentas disponíveis gratuitamente, como é o caso do Duolingo, um site para aprender idiomas numa lógica de jogo – poderia, por exemplo, definir que cada colaborador deveria completar um nível por semana.

Independentemente da forma como vai providenciar a formação aos seus colaboradores, aqui vão 3 passos importantes para decidir o que fazer para desnvolver a sua equipa:

1. Organize uma lista de competências a melhorar
Reúna com a sua equipa e faça uma lista competências ou conhecimentos técnicos que necessitem ou gostariam de aprofundar. Esta lista pode variar consoante as funções de cada colaborador, por isso, se a sua equipa tiver funções muito heterogéneas, peça a cada colaborador que faça uma lista individual para discutir, depois, em conjunto.

2. Defina as competências prioritárias para o seu negócio
Depois der ter a lista feita, olhe para a estratégia da sua organização e defina as 3 competências a desenvolver durante este ano. Por exemplo, se está a pensar expandir a sua atividade para fora de Portugal, pode ser benéfico optar por uma formação de Inglês técnico, mas se pensa melhorar a força comercial da sua empresa, poderá fazer mais sentido apostar numa formação de vendas e negociação.

3. Faça um plano de formação
Depois de definir as competências a desenvolver, procure planear e agendar a formação com os seus colaboradores, de modo a não interferir com as suas responsabilidades. Assim não arriscará ter colaboradores desmotivados ou preocupados com o que ainda têm de fazer depois da formação.

Apostar no desenvolvimento só depende da sua imaginação e da vontade da sua equipa. Trabalhe as competências dos seus colaboradores para que eles se sintam mais comprometidos com a sua liderança e com a sua empresa.

Partilhe connosco a sua experiência com a formação na sua organização, aqui ou na nossa página de Facebook com a tag #hrchallenge365.

2 thoughts on “HR Challenge 365 | #12 Engagement

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *