Este post é sobre Café, Bolos e Formação

542e0f88102369cc02c7bc18ca4f8fc2À semelhança de outras áreas de negócio em que se procuram novos formatos, novos conceitos e novas abordagens para nos posicionarmos da melhor forma, a área da formação não foge à regra e também precisa de sangue novo e de metodologias à medida, que permitam estar um passo à frente.

A minha experiência profissional de mais de 7 anos a desenhar e conceber ações de formação faz com que sinta a necessidade de inovar e acrescentar uma boa dose de criatividade na forma de dinamizar alguns momentos em sala, sem, no entanto, perder o foco no objetivo a atingir com a formação.

Assim, defendo que as ações de formação devem ser momentos de experiências, práticos, envolventes e permitindo a quem está a participar a possibilidade de crescer, evoluir e retirar ganhos de aprendizagem. É neste enquadramento que apresento o conceito do World Café: o cenário perfeito para dar forma a uma experiência de formação marcante.

Esta é uma metodologia que passa pela criação de uma rede de diálogo sobre questões relevantes, num contexto semelhante a um Café. Assim, num ambiente que evoca um sentimento de informalidade e de intimidade, são usados suportes destinados à escrita e recolha de opiniões do grupo, e onde estão também à disposição dos participantes, café, bebidas, salgados e bolos, como se de um verdadeiro café se tratasse.

Acima de tudo, defendo esta metodologia porque acredito que a troca de ideias livre e sem constrangimentos é potenciadora de abertura a novas perspetivas, e sem dúvida que destaco o World Café, como tendo um papel extremamente útil quando se tratam de temas cujo mote passe pela reflexão e pelo desenvolvimento de novas ideias. É um formato que permite potenciar uma atitude mais crítica, de curiosidade e questionamento com “mente aberta” para imaginar soluções criativas em grupo.

Afinal, é à mesa que gostamos de conversar, falar de assuntos sérios, trocar ideias, tomar decisões ou mesmo fechar negócios.

Estou certa de que o World Café é o mote certo para começar o caminho e o compromisso que leva à mudança de comportamentos. Gostaria de participar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *