HR Challenge 365 | #3 Gestão de Mudança

Carta 3Adaptarmo-nos à mudança significa sair da nossa zona de conforto. Obriga-nos a deixar para trás velhos hábitos e comportamentos. É por isso que, numa fase de mudança, é importante perceber como esta nos pode trazer mais valias e como nos podemos surpreender a nós próprios quando aceitamos sair da nossa zona de conforto.

Na carta desta semana, propomos-lhe um Workshop de Circo. Quantos de nós já tentámos fazer malabarismo? E alguma vez achou ser possível conseguir? É mesmo esta a questão que queremos colocar, esta semana. Queremos que saia da sua zona de conforto e que descubra coisas que nunca pensaria conseguir fazer.

O Workshop de Circo é um dos exercícios interessantes que propomos, mas supõe a ajuda de uma equipa especializada que possa ensinar e coordenar a atividade. Na Neves de Almeida | HR Consulting, trabalhamos com o Chapitô, sempre que desenvolvemos este tipo de atividades.

Mas acreditamos que possa não ter tido tempo para preparar uma atividade tão elaborada, e, por isso, propomos-lhe 3 atividades alternativas, que também podem tirar a sua equipa da zona de conforto e trazer-lhe boas surpresas:

1. Recriar uma cena de um filme:
Escolha 3 pequenos excertos dos guiões de alguns filmes (poder fazer o download neste blogue) e distribua-os pelas equipas. Dê 30 minutos para que ensaiem os seus papeis, e, no final, peça que encenem a sua cena para a restante equipa. Desta forma, cada um terá a oportunidade de se colocar na posição de um novo personagem. Caso tenha tempo, prepare esta atividade escolhendo cenas que possam ter alguma relação com situações específicas do quotidiano de trabalho da organização em que está (exemplo: escolher uma cena relacionada com falta de comunicação).

2. Escrever uma canção/hino para a empresa ou equipa:
Peça à sua equipa que escolha uma música e que, depois, reescreva a letra adaptando à sua organização. A letra pode centrar-se nos valores da organização ou mesmo nos elementos da equipa. No final, peça que todos cantem a música! Deste modo, pode proporcionar um momento divertido à sua equipa e, ao mesmo tempo, criar mais união entre os seus elementos.

3. Mini-Caso ou Desafio
(Para uma equipa com pessoas de diferentes departamentos)
Crie desafios relacionados com cada uma das áreas existentes na sua equipa (exemplo: Marketing, Operações, Financeiro). Depois, atribua um desafio a cada equipa. O desafio atribuido nunca deve ser da sua área de trabalho (exemplo: a equipa de marketing deve ficar com um desafio da área financeira, etc…). Este exercício pode servir para que cada um tenha noção das dificuldades dos colegas, percebendo melhor porque algo deve mudar.

Não se esqueça de partilhar connosco, no Facebook (com a tag #HRChallenge365) ou mesmo por e-mail, os resultados do seu desafio ou mesmo outras dúvidas que tenha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *