A minha carreira estagnou. E agora?

DR

O céu é o limite. Mas nem sempre é óbvio o caminho a tomar para poder levar a sua carreira ao nível seguinte. A verdade é que, muitas vezes, ficamos na sombra do nosso chefe brilhante, como meros executantes, ou mesmo, sem nos apercebermos, a carreira passa para segundo plano. Quando damos por nós, estamos já colados ao lugar de sempre, sem mais perspetivas de subida na carreira.

Como explica este artigo da Forbes, se havia atitudes que antes nos podiam valer uma promoção – como chegar cedo e sair tarde ou cumprir os objetivos –  hoje estes podem mesmo não valer de nada. E se está à procura de reconhecimento com atitudes como estas e não está a ter qualquer resultado, o melhor será parar um pouco para pensar melhor nos seus objetivos e na sua estratégia.

Aqui vão algumas dicas para o ajudar:

  1. Junte 4 ou 5 pessoas em quem confia e pergunte-lhes o que acham que sabe fazer bem e o que deve melhorar.
  2. Com foco nas coisas que faz bem e nas tendências de recrutamento do mercado, tente definir o próximo objetivo para a sua carreira. Nunca o perca de vista e faça o que for preciso para que nunca se esqueça dele. Neste artigo pode ler que, antes de ser famoso, Jim Carrey passou um cheque em nome dele próprio no valor de 10 milhões de dólares que mantinha sempre consigo.
  3. Faça a lista das skills que deve melhorar e procure cursos ou grupos onde possa melhorá-las.
  4. Especialize-se: leia toda a informação possível sobre a sua área de trabalho. Saiba o que as melhores empresas na área estão a trabalhar e acompanhe de perto o mercado.
  5. Por fim: ligue-se a pessoas. Desenvolva o seu networking procurando eventos frequentados pelas pessoas da sua área de trabalho, tente ajudá-las e vai ver que, mais tarde ou mais cedo, elas também o ajudarão a si.

Nunca é tarde para tentar voltar a vingar na sua carreira. Lembre-se que o melhor “combustível” para o conseguir é a sua vontade de ser melhor e também estar muito atento a novas oportunidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *