E você? É um Life Leader?

featured-leadership-quotes

Já lhe aconteceu, com certeza, ter alguém na sua Equipa que, a uma dada altura, começa a chegar constantemente atrasado ou que está sempre distraído. Quem gere Equipas no seu dia-a-dia sabe que nem sempre é fácil orientar as expectativas das pessoas que trabalham consigo. Por vezes, pode achar que um líder é uma pessoa extraordinária seguida por um conjunto de pessoas, mas não é só isso!

Life Leader é aquele que trabalha e acompanha a sua Equipa nos desafios do dia-a-dia. E como é que pode ser um Life Leader? Deixamos aqui algumas dicas:

1. Esteja atento aos sinais
Por vezes os colaboradores deixam de ter os comportamentos habituais quando surge um problema. É importante perceber se o colaborador não está com um problema dentro da Equipa ou mesmo pessoal. Tente identificar o que a pessoa está a fazer diferente e pergunte se está tudo bem.

2. Escute o problema e tente encontrar uma solução
Aborde o assunto com o seu colaborador com base nos comportamentos que identificou. Nunca o confronte em frente de outras pessoas e mostre-se disponível para que ele lhe explique o que se passa, sem o julgar. Pergunte-lhe qual seria a solução mais desejável para ele e tente encontrar, em conjunto, uma solução viável considerando também a restante Equipa.

3. Acompanhe
Decidir o que fazer para resolver o problema não é suficiente. Nem sempre é fácil ultrapassar uma situação que nos constrange. É preciso que consiga acompanhar o seu colaborador no processo de resolução, percebendo se está a conseguir atingir os objetivos ou não. O acompanhamento deve ser contínuo.

Estes conselhos servem para quem gere Equipas mas também para quem faz parte de uma. A capacidade de gerir o relacionamento com os seus colegas é muito importante e pode condicionar o seu desempenho. Utilize estas estratégias sempre que se sinta desconfortável com situações menos agradáveis na sua organização.

Temos tido o privilégio de desenvolver o programa Life Leader ao nível da competência de responsabilidade social do líder com as suas Equipas. Mas quem são as Empresas que valorizam esta competência?

São Empresas que genuinamente se preocupam com as suas Pessoas e que têm consciência de que este papel deve ser, sobretudo, da responsabilidade dos líderes.

Foi na Indústria o nosso maior case study de sucesso. Um projeto que desenvolveu a cultura de Life Leader – o Líder que conhece, acompanha e ajuda a resolver – passou a fazer parte do ADN de uma Empresa que valoriza a Equipa e a responsabilidade social “para dentro”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *