Cultura Organizacional… Um Fator Determinante no Sucesso das Organizações!

Company Culture

Independentemente da dimensão, do segmento em que atuam e dos bens ou serviços que produzam, todas as empresas possuem uma Cultura Organizacional, esteja ela formalmente instituída ou não!

Especificamente, referimo-nos ao sistema de valores, crenças, regras de conduta (morais e éticas), princípios e políticas de gestão implementados na organização, que influenciam a forma de pensar, agir e sentir dos indivíduos que a integram. Em última análise, trata-se de um conjunto de características-chave que a organização valoriza, compartilha e utiliza para atingir seus objetivos, devendo, por isso, ser clara e percetível por todos.

Quais as mais-valias da Cultura Organizacional?


Um dos papéis importantes da Cultura nas organizações é o de dar um sentimento de identidade aos membros da organização, na medida em que todos se sentem portadores do mesmo núcleo de valores e todos partilham ideias claras sobre o que são comportamentos aceitáveis e inaceitáveis no contexto da sua empresa. É esta sensação de identidade que permite distinguir uma empresa das demais!

Daqui decorre um sentimento de pertença mais acentuado e, por conseguinte, um compromisso acrescido para com a empresa e o seu negócio. Paralelamente, a Cultura Organizacional tem um papel fundamental ao nível da homogeneização de comportamentos e atitudes dos membros da organização, contribuindo para um minimizar das diferenças individuais. Assim sendo, ao fomentar-se uma cultura única no seio da organização previne-se a ocorrência de conflitos internos e/ou facilita-se a resolução dos mesmos, uma vez que a existência desta cultura apoia na gestão do capital humano. Efetivamente a Cultura da Organização constitui um mecanismo de orientação e controlo que molda e guia as atitudes e comportamentos dos colaboradores.

Porque é a partir desta cultura que os colaboradores são orientados para a realização das suas tarefas e para o cumprimento das metas pretendidas, o líder tem um papel fundamental.

Qual o papel do líder na Cultura Organizacional?
O líder é o principal impulsionador da Cultura Organizacional de uma empresa, sendo responsável por transmitir a todos os recursos humanos os princípios, visões e os valores da empresa. Só assim é possível orientar e garantir o alinhamento de todos os profissionais com aquilo que a organização considera ideal em termos de conduta de atuação, assegurando, desta forma, a obtenção dos resultados e do posicionamento pretendidos.

Cabe ao líder modelar os comportamentos que exige dos restantes membros da organização e, na sua atuação diária, ser um exemplo a seguir e uma fonte de orientação e alinhamento dos demais elementos. Paralelamente, o líder deve estar atento a possíveis incumprimentos relacionados com a Cultura da Organização, assegurando que estes não se multipliquem e, assim, comprometam o sucesso organizacional!

One thought on “Cultura Organizacional… Um Fator Determinante no Sucesso das Organizações!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *